Guia da Semana

Foto: Imdb.com
Coldplay: uma das bandas premiadas no Grammy 2009


Pipoca de microondas, travesseiro no sofá, suco geladinho. Tudo pronto para mais uma edição do Grammy Awards aqui em casa. O resultado? Ao final do texto posso ser acusado de excesso de proteção ao gênero country, já defendido por mim em outra coluna no Guia da Semana, mas, em nome da boa música, corro o risco.

Começando pela surpresa: Adele (muito prazer!) desbanca Jonas Brothers como revelação. Vibrei. Não por Adele. Mal sabia de quem se tratava pouco antes da premiação. Mas Jonas Brothers? Quem conhecer alguma banda que seja relativamente parecida ou, quiçá, melhor, levante a mão. Calma, um de cada vez. Ok, então todos concordamos que os Jonas Brothers não são nem a melhor banda da última semana?


O que dizer de Coldplay? Viva la Vida gruda. Muito. Assim como Clocks já grudou e Yellow já foi cantada por multidões, os hitmakers hipnóticos continuam a exercer poder sobre o público. A plaquinha "Eu já sabia", no melhor estilo de torcedor da arquibancada do Maracanã para a Rede Globo comemorando um título do Flamengo, podia ser levantada aqui.

Competente e regular, John Mayer levou para casa seus gramofones (plaquinha "Eu já sabia", por favor). A simplicidade e funcionalidade de suas composições e a interpretação única conferem ao seu trabalho algo que falta hoje em dia: identidade. Com cinco ou dez segundos de música, é possível afirmar: "É John Mayer!" - característica que encontramos em raros artistas. Aerosmith, Kiss e Michael Jackson são bons exemplos disso.

Bruce Springsteen e Jennifer Hudson também foram agraciados (plaquinha, por favor), o primeiro fazendo rock da melhor qualidade. A segunda, aparentemente, pela comoção em torno do assassinato de sua mãe, irmão e sobrinho. E só. As desafinadas que a "atriz-cantora" deu durante o hino no Super Bowl (final do futebol americano) quase me
fizeram desistir da partida. Me senti como quem ouve João Giberto, sem retorno e com eco, cantando Janis Joplin.

No R&B, nada de surpresa (plaquinha!). A cantora e pianista Alicia Keys e Ne-Yo (do grudento hit de 2006, So Sick) levaram os merecidos gramofones. A qualidade vocal e o swing de ambos remontam aos famosos Boyz II Men, Lauryn Hill e Brian McKnight (esse mais famoso por aqui pelo dueto com Ivete Sangalo). Premiações acertadas!

Maior surpresa há de ter sido a expressiva premiação ao dueto entre o maracujá de gaveta lenda viva Robert Plant e Alison Krauss. Ouso pedir novamente a plaquinha "Eu já sabia". Sim, eu sabia. Ouvi o trabalho de ambos - falar de Robert Plant é desnecessário. Mas Alison Krauss? Sim. Cantora country, há anos fez parceria com a banda Union Station, compondo ótimas canções. O filme Notting Hill, por exemplo, tem a canção When You Say Nothing At All - tornada famosa pela versão da cantora de 1994, interpretada no filme em questão por Ronan Keating, egresso da boyband Boyzone.

Talentosa e de voz leve, a cantora e compositora ainda toca violino. Jamais teve o reconhecimento de outras cantoras, como Shania Twain e Faith Hill, mas sempre lança boas músicas e versões de bom gosto. A banda Union Station, executa um acompanhamento consistente, delicado. Quase como um só instrumento, perfeito casamento com Alison. Já passava da hora da cantora ter seu reconhecimento. Afinal, que me perdoem os fãs de Elvis, o country é o legítimo pai do rock. Robert Plant que o diga. E os prêmios que confirmem.

Leia a coluna anterior de Rafael Gonçalves

Que Crise?

Quem é o colunista: Countryboy louco por Michael Jackson. Umroqueiro apaixonado por Big Bands. Um bluesman que ouve Haydn eStrauss para dormir.

O que faz: Jornalista do Guia da Semana, compositor, violonista e cantor.

Pecado gastronômico: Chocolates, churrasco (feito por mim) e molhode alho caseiro da vó!

Melhor lugar do Brasil: Qualquer um que comporte a equação praia +violão + amigos.

O que ele ouve no carro, em casa e no IPod: Darius Hucker, Fito yFitipaldis, Django Reinhardt.

Fale com ele: rafagt @hotmail.com ou acesse o site da sua banda!

Atualizado em 6 Set 2011.