Guia da Semana

Foto: Myspace.com

Dizem por aí que quando uma música "pega", ela parece chiclete de ouvido. Fica na cabeça por horas, dias e até semanas. Uma parte da "culpa" por isso é da grande exposição da mídia, que a toca em toda e qualquer oportunidade. E, quando o brilho acaba, ela vai saindo da programação até uma outra surgir em seu lugar e por aí vai. Outra parte dessa "culpa" é o gosto de cada um, que coloca a música no repeat e escuta em todos os lugares: no carro, no mp3, em casa.

A diferença é muito clara. No primeiro caso temos que praticamente engolir esse chiclete, pois nos vemos cercados pelo poder dos meios de comunicação. Já no segundo, é o nosso gosto. Somos nós a colocar o CD para tocar e somos nós a satisfazer a vontade de nossos ouvidos, algo inexplicável: afinal, quem nunca sofreu com esse tipo de comentário: "nossa, você só escuta isso?" ou "você só tem esse CD no carro?". Mas quem não tem um disco preferido, que escuta quase todos os dias, chegando até ser um ritual religioso?

Cada um tem o seu chiclete de ouvido. Um dia desses, recebi de um amigo o link do MySpace da cantora Bárbara Marques. E, logo na primeira música de seu primeiro CD solo Sem Rascunho, me surpreendi com os arranjos, melodias, letra e, é claro, pela sua voz. O trabalho é o tipo de álbum que vai bem em qualquer momento do dia. É uma mistura de samba-rock, música brasileira, afrobeat, reggae e até maracatu. O resultado não poderia ser outro: músicas para dançar, relaxar e curtir um momento. O disco é um chiclete tão rico de influências, que chega a ser único. Um chiclete, que se depender do talento de Bárbara nunca vai perder o gosto.

Leia as colunas anteriores de Fernando Segredo:

Clareza de sons

Capixaba!

Mês de lembranças


Quem é o colunista: Fernando Segredo.

O que faz: Redator Publicitário.

Pecado gastronômico: Comida italiana ou japonesa.

Melhor lugar do Brasil: Os lugares que ainda não conheci.

O que está escutando em seu mp3, iPod ou no carro: Dave Matthews Band, João Gilberto, Vanessa da Mata

Fale com ele: [email protected] ou acesse seu blog

Atualizado em 1 Dez 2011.