Guia da Semana


O Grupo Revelação foi formado em abril de 1991, na cidade do Rio de Janeiro. Composto pelos pagodeiros Xande de Pilares (voz e cavaco), Mauro Júnior (voz e banjo), Rogerinho (tantã e voz), Sérgio Rufino (pandeiro e voz), Beto Lima (voz e violão) e Artur Luís (reco-reco e voz), o conjunto iniciou suas atividades como um típico grupo de apresentações em rodas de samba.

Em meados dos anos 90, o sexteto contou com a ajuda de João Carlos Silva Filho, gerente artístico da rádio carioca O Dia, que divulgou muitas de suas músicas. Em 1999, lançaram o primeiro disco, Revelação, que contou com a presença da banda Kilokura, e uma releitura para a música Zé do Caroço, de Leci Brandão. Três anos depois, o grupo assinou contrato com a gravadora DeckDisc, pela qual gravou o álbum Ao Vivo no Olimpo - um sucesso de vendas, além de se tornar o mais do ano na categoria pogode.

A partir de 2003, passaram a fazer sucesso em todo território brasileiro, além de alcançarem reconhecimento no exterior, com apresentações em cidades dos Estados Unidos, Japão e Europa. Ainda no mesmo ano, lançaram o CD Novos Tempos. Em 2005, gravaram seu primeiro DualDisc (mídia que de um lado pode ser um CD e do outro, DVD), intitulado Maxximum. No ano seguinte, vieram com o disco de estúdio Velocidade da Luz, seguido de 100% Revelação, de 2007. Em 2008, chegou às lojas o álbum Aventureiro, que trouxe o sucesso Medo de Amar, além da faixa-título. No ano seguinte, migraram para a gravadora Universal Music, por onde lançaram seu primeiro DVD Ao Vivo no Morro, gravado no Morro da Urca e, em 2010, veio o CD/vídeo Ao Vivo no Morro 2. Atualmente, o grupo está em turnê por todo o país para divulgarem este trabalho.

Foto: Divulgação

Site oficial: http://www.gruporevelacao.com.br/

Atualizado em 6 Set 2011.