Guia da Semana

São sete dias de pura música, que vai do rock ao POP e Metal. Para aguentar a maratona de shows com todo o pique do mundo - e, para quem está solteiro, ainda se dar bem e sair acompanhado -, confira as dicas do Guia de Sobrevivência Trident e se acabe de tanto dançar e cantar no Rock in Rio.

Chegue cedo - mas nem tanto
Os portões da Cidade do Rock, onde tudo vai acontecer, abrem às 14h e os shows do palco Sunset começam às 14h40. A não ser que você queira ficar dormindo no meio das apresentações não precisa madrugar nem armar acampamento perto da entrada. Chegue algumas horas antes, entre e curta um pouco do espaço onde acontecerão os shows que você gosta. Lembre-se que fã de verdade é um dos primeiros a chegar e um dos últimos a sair!

Deixe
o carro em casa
Como não há estacionamento dentro da Cidade do Rock, o negócio é ir de transporte público ou táxi. Ou até combinar de ir com uma galera num carro maior, como uma van, por exemplo, que ainda pega você e seus amigos depois dos shows. É mais seguro, e encontrar uma vaga para estacionar nos arredores do show vai ser uma tarefa árdua e cara. Mas veja pelo lado positivo, o agito já começará mais cedo!

Leve tudo o que precisar, mas que seja fácil de transportar
Como a Cidade do Rock não terá guarda-volumes, não precisa levar coisas a mais e ficar carregando uma mala para todo o lugar. Agasalhos, no caso de a temperatura cair, são sempre bem-vindos. Latas, garrafas e capacetes não são permitidos dentro do recinto. A praça de alimentação é tão completa que você vai ficar satisfeito e abastecido para curtir todo o show.

Coma bem, mas sem exageros
É sempre bom já sair de casa alimentado para passar várias horas em pé dançando e cantando horrores, como qualquer fã de verdade faria. Mas nada de comer uma feijoada ou pratos que tenham muito molho. Afinal, você não vai querer correr o risco de passar o dia no banheiro em vez de curtir os shows. Uma alimentação mais leve e não muito diferente do que você está acostumado é o ideal. E hidrate-se: pular e cantar são belos exercícios que também te fazem suar. Só não beba toda a água do mundo horas antes de ver a sua banda preferida porque ela vai querer ir embora na hora em que você menos precisa.

Vá devagar para ir longe!
O Rock in Rio é um evento muito esperado pelos fãs da boa música e muita gente se joga no primeiro show de abertura. Pode ir com calma! Não é que você não possa se acabar de tanto pular assim, logo de cara. Mas se você pretende passar o dia todo na Cidade do Rock - ou até todos os dias -, não detone seu corpo e suas energias quando os portões abrirem. Aproveite aos poucos para que, nos shows da noite, você tenha o mesmo pique e animação de quando você chegou.

Dê valor aos objetos de valor
Celulares, carteiras e dinheiro, cuidado: sempre os leve em algum bolso à frente ou em uma bolsa segura. Não dê bandeira! Por mais que a grande maioria vá ao Rock in Rio com o objetivo de se divertir, cantar e ver seus ídolos, sempre há alguns que se aproveitam da situação. Portanto: guarde o que é seu e volte para casa com ótimas lembranças do evento, e não da delegacia de polícia.

Amigos, paqueras e rock and roll
O Rock in Rio é o ponto de encontro de uma galera descolada e desencanada. Vão grupos de amigos, casais e até algumas famílias. É também um lugar legal para fazer novas amizades, afinal, o amor pela música aproxima as pessoas. E quem está solteiro pode se dar bem e até sair acompanhado - só tome cuidado com as investidas. Não saia atirando para todos os lados, pegando pela mão a primeira garota que vir ou se aproximando demais daquele carinha lindo. No meio da multidão, a não ser que o casal esteja abraçadinho ou de mãos dadas não é fácil descobrir se as pessoas são comprometidas. Aproveite os lugares da Cidade do Rock para puxar papo: na praça de alimentação, nos intervalos dos shows e nos espaços em comum. Comece falando de alguma coisa do show, do artista, da banda ou do evento e veja as reações de quem estiver por perto. Se o som estiver alto, melhor, dá para falar mais pertinho no ouvido! Aí, o resto é com você.

Divirta-se!
O Rock in Rio é uma oportunidade única de ver sua banda de perto e ainda, conhecer muita gente legal. Por exemplo, se chover, aproveite para ver a mulherada com a roupa molhada, colada ao corpo, curtindo muita música boa. Com a chuva, se você cair na lama, relaxa: você vai ter uma vista privilegiada - o espaço é só seu. Se o local do show estiver cheio, se apóie nos outros e descanse os pés. Se os shows atrasarem, não tem problema: assim a festa dura mais. Afinal, nunca tem tempo ruim para quem vai para a Cidade do Rock.

Atualizado em 23 Set 2011.