Guia da Semana



Considerada a inventora do estilo power metal (mistura de heavy e trash metal ao som melódico), a banda alemã Helloween despontou para a cena musical em meados dos anos 80. O grupo foi originado a partir do término do conjunto Gentry, em 1978, que tinha como ex-membros Kai Hansen (vocal e guitarra) e Piet Sielck (guitarra). Em 1980, os dois se juntaram a Markus Grosskopf (baixo) e Ingo Schwichtenberg (bateria) e formaram o Second Hell, nome que só durou dois meses, para em seguida mudar para Iron First. Nessa época, Piet deixou banda, entrando em seu lugar Michael Weikath. A partir daí, passaram a se chamar Helloween.

Em 1984, o grupo integrou a coletânea Death Metal com as faixas Oernst of Life e Metal Invaders. No mesmo ano, lançou o primeiro EP que levou o nome da banda. O trabalho trouxe as canções Starlight, Murderer, Warrior, Victim of Fate e Cry For Freedom. Em 1985, veio o LP Walls of Jericho, baseado em composições power metal. No ano seguinte, Kai Hensen abandonou o posto de vocalista, dedicando-se somente a guitarra - para os vocais foi escalado o jovem de 18 anos Michael Kiske. Com essa formação, o Helloween gravou a saga Keeper of the Seven Keys Part I e Part II, que chegou às lojas em 1987 e 1988, respectivamente. O segundo disco trouxe o hit I Want Out, responsável por impulsionar a carreira dos rapazes de Hamburgo. Em 1989, aproveitaram o sucesso dos discos para lançarem coletâneas no Reino Unido, Estados Unidos e Japão. Ainda em 1989, Hensen deixou o grupo por divergências com Weikath e para seu posto foi chamado o guitarrista Roland Grapow.

Entre 1991 e 1993, gravaram os álbuns Pink Bubbles Go Ape e Chameleon - baseados em sons medievais e clássicos. No final de 1993, foi a vez de Michael Kiske e Ingo Schwichtenberg abandonarem a banda. Kiske por problemas de relacionamento com alguns integrantes e Ingo para tratar de sua esquizofrenia. Em março de 1995, por não agüentar mais, Schwichtenberg suicidou-se ao se atirar em frente a um vagão de metrô, em Hamburgo. Para os lugares dos dois, foram escalados o vocalista Andi Deris e o batera Uli Kusch (ex-membro da banda Gamma Ray). Em 1994, foi lançado o álbum de maior vendagem do Helloween até o momento, Master of the Rings. O CD seguinte, The Time of the Oath, chegou ao mercado fonográfico em 1996 - dedicado a Ingo Schwichtenberg. O disco trouxe as pauladas Power, Forever and One, We Burn e A Million to One, que gerou um álbum ao vivo, gravado na Espanha e Itália: High Live. Em agosto do mesmo ano, o Helloween esteve no Brasil pela primeira vez para um show empolgante no festival Philps Monsters of Rock, no estádio do Pacaembu, em São Paulo. Espantados com seu sucesso em terras brasileiras, a banda lançou uma caixa com quatro discos, intitulado Pumpkin Box, com registros de toda a carreira até então.

Com Better Than Raw, CD de 1998, a banda seguiu a mesma linha pesada. Em 2000, de gravadora nova (Nuclear Blast), o grupo gravou p álbum The Dark Side, apostando em canções mais obscuras, deixando o estilo melódico de lado. Dois anos depois, Uli Kusch e Roland Grapow saíram da banda e juntos formaram o conjunto Masterplan - assumindo seus postos Sascha Gerstner e Dani Löble, na guitarra e bateria, respectivamente. Em 2003, eles resgataram um pouco das melodias antigas no disco Rabbit Don´t Come Easy. Em 2005, eles gravaram a terceira parte da saga Keeper of The Seven Keys: Keeper of The Seven Keys - The Legacy e saíram em turnê mundial. Além de gravar um DVD ao vivo, Keeper of the Seven Keys - The Legacy World Tour 2005/2006 - Live on 3 Continents, que passou por Bulgária, Japão e Brasil. Por aqui, eles se apresentaram nas cidades de São Paulo (onde foi gravado o registro), Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba e Santos. Em 2007, o grupo fez um show pela primeira vez com o Gamma Ray, liderada pelo ex-Helloween Kai Hensen. No mesmo ano, foi lançado o álbum Gambling With the Devil.

Em 2009, para comemorar os 25 anos de banda, os alemães gravaram o CD Unarmed - Best of 25th Anniversary, além de um DVD making of, com entrevistas e o clipe da música Why?, em formato acústico. O trabalho seguinte, 7 Sinners, veio em outubro de 2010. Após o lançamento, o grupo saiu em turnê com os finlandeses do Stratovarius. A excursão incluiu o Brasil, onde se apresentaram em maio de 2011, nas cidades de Curitiba, Porto Alegre e São Paulo.

Foto: Divulgação / My Space Oficial
Site oficial: http://www.helloween.org/

Atualizado em 6 Set 2011.