Guia da Semana


A banda de heavy metal Iron Maiden sempre foi liderado pelo baixista Steve Harris. No início, o grupo passou por diversas formações, até chegar em novembro de 1979 com Paul Di´Anno (vocal), Harris (baixo), Dave Murray e Dennis Stratton (guitarras) e Clive Burr (bateria). Ainda no mesmo ano, eles assinaram o primeiro contrato com a gravadora EMI, a qual pertencem até hoje.

No início de 1980, lançaram o primeiro álbum, Iron Maiden, que agradou à crítica e foi um sucesso, colocando a banda para abrir os shows do Kiss e Judas Priest, no Reino Unido. Pouco tempo depois, Stratton foi demitido por falta de criatividade, sendo substituído pelo guitarrista Adrian Smith. Em 1981, gravaram o segundo disco e o último com Di´Anno nos vocais, Killers, que trouxe os hits Murders in the Rue Morgue e Wrathchild.

No ano seguinte, por problemas com drogas e um desejo autodestrutivo, além de não possuir carisma no palco, Paul foi demitido pela banda, entrando em seu lugar o ex-vocalista do grupo Samson, Bruce Dickinson. Ainda em 1982, chegou às lojas o álbum que faria o Iron Maiden ser também reconhecido nos Estados Unidos e em outros países. The Number Od The Beast trouxe entre os sucessos, a faixa-título, Run To The Hills e The Prisioner. Este trabalho marcou o início de uma turnê mundial da banda e era Heavy Metal.

Em 1983, o grupo gravou Piece Of Mind, com destaque para as músicas Flight of Icarus e The Trooper. Nesta época, o conjunto foi acusado de fazer apologia ao satanismo, como mostrou o começo da faixa Still Life. No ano seguinte, eles lançaram o disco definitivo, Powerslave, que é considerado até hoje como o melhor do Maiden, na opinião de seus fãs. O LP contou com as pauladas Aces High, 2 Minutes to Midnight, além da canção-título. Na segunda metade dos anos 80, a banda tocou para um público enorme em diversos lugares do planeta, inclusive no Brasil, local onde já se apresentaram inúmeras vezes.

Em 1992, vieram o CD Fear of The Dark, com os sucessos Be Quick or Be Dead e Wasting Love. Também apresentaram-se no Live at Donnington, na Inglaterra, marcando um dos momentos mais memoráveis do grupo durante a canção Fear of the Dark, em que Bruce Dickinson escalou pela aparelhagem de som e mirou o microfone para os fãs cantarem. Em agosto de 1993, Bruce deixou a banda para seguir carreira-solo. Milhares de admiradores ficaram decepcionados com sua saída. Dois anos depois, entrou em seu lugar Blaze Bailey, que não tinha o mesmo carisma e talento que Dickinson, sendo retirado do Maiden em 1999.

No final do mesmo ano, Bruce retornou à banda para a alegria dos fãs. De lá para cá, o Iron Maiden lançou mais álbuns, além de excursionar pelo mundo a bordo do avião do vocalista, e de ser pilotado pelo próprio. Entre 2008 e 2010, o Maiden esteve em terras brasileiras novamente e marcaram uma nova turnê por aqui para março de 2011.

Foto: Divulgação / My Space Oficial
Site oficial: http://www.ironmaiden.com/

Atualizado em 6 Set 2011.