Guia da Semana



Formado em Bay Area, San Francisco (Califórnia), em 1973, o grupo de rock Journey estourou para o mundo no final dos anos 70, graças ao carismático vocalista Steve Perry. Originalmente, a banda atendia pelo nome de Golden Gate Rhythm Section, com Nean Schon na guitarra (que já tinha tocado com Santana), Aynsley Dunbar na bateria (ex-Frank Zappa), Ross Valory no baixo (ex-Santana), Gregg Rolie nos teclados e vocais e George Tickner nas guitarras. Com essa formação, eles lançaram alguns compactos, mas sem muito sucesso.

Em 1975, após um concurso realizado na rádio local Ksan, o quinteto passou a se chamar Journey. Entre 1975 e 1976, eles deixaram de lado a pegada rock instrumental e o jazz, para adotarem um estilo rock mais pesado. Depois do lançamento dos álbuns Journey (1975), Look Into the Future (1976) e Next (1977), o grupo ganhou uma energia maior com a entrada de Steve Perry nos vocais, em substituição a Robert Fleischman. Com Perry, eles lançaram o LP Infinity, que de cara conquistou o disco de platina. Em 1979, veio o álbum Evolution, que ganhou um disco de platina, além de trazer o hit Lovin´, Touchin´, Squeezin.

No ano de 1980, gravaram o álbum Departure, seguido de Captured, em 1981. No mesmo ano, chegou às lojas o trabalho mais importante do grupo até hoje, Escape - que contou com os sucessos Who´s Crying Now, Don´t Stop Believing e Open Arms. No ano seguinte, passaram a abrir shows dos Rolling Stones e foram os pioneiros em lançar o próprio jogo de vídeo game, Journey Escape. Com a explosão da MTV americana, o Journey aproveitou a era do videoclipe para chamar atenção da mídia, e com o vídeo Separate Ways (LP Frontiers), alcançou uma boa visibilidade.

Nesse período, o ego dos integrantes falou mais alto e surgiram as primeiras desavenças internas. Entre 1984 e 1985, Steve Perry lançou um disco solo, Street Talk, além de compor o coro do projeto USA for África com a canção We Are The World. No ano seguinte, a banda lançou o álbum Raised on the Radio, mais uma vez disco de platina. Mas os desentendimentos entre o quinteto ainda não havia sido superados, fazendo com que o cantor Michael Bolton substituísse Perry em alguns shows. Em 1987, Steve deixou o grupo pela primeira vez.

Após um hiato de nove anos, em 1996 a banda retornou aos palcos, mais uma vez com Perry nos vocais e o lançamento do CD Trial by Fire. Dois anos depois, Perry abandonou de vez o quinteto, sendo substituído por Steve Augeri. Sem o mesmo ritmo de antes e sem o sucesso da década anterior, o Journey foi seguindo com seus shows. Chegaram aos anos 2000 sem grandes novidades e, em 2008, Augeri foi substituído pelo vocalista Arnel Pineda, encontrado pelo grupo após assistirem a um vídeo seu no Youtube. No mesmo ano, eles voltaram ao estúdio para a gravação do disco Revelation. No início de 2011, os californianos anunciaram sua primeira turnê brasileira, para março do mesmo ano, na cidade de São Paulo.


Foto: Divulgação / My Space Oficial
Site oficial: http://www.journeymusic.com/

Atualizado em 6 Set 2011.