Guia da Semana

Por Leonardo Filomeno

Uma das únicas artistas a alcançar a façanha histórica de emplacar quatro singles de um mesmo álbum (Teenage Dream) na lista Top 100 da Billboard, Katy Perry faz duas apresentações no Brasil para a aclamada tour mundial The California Dreams Tour 2011. Além da participação no Rock in Rio, a norte-americana agita os fãs paulistas na Chácara Jockey, em 25 de setembro.

Na estrada

Iniciada em fevereiro, em Portugal - de onde a artista tem ascendência - a turnê pretende fazer 95 shows e atravessar o ano com apresentações pela Europa, América, Ásia e Oceania, terminando em novembro, na Irlanda. O nome faz referência ao primeiro single California Gurls, do seu segundo álbum, Teenage Dream, que foi lançado em maio de 2010, teve a participação do rapper Snoop Dogg e atingiu o topo das paradas no mundo inteiro, com mais de seis milhões de cópias vendidas digitalmente.

Segundo a própria artista, esse trabalho é muito mais maduro e consistente do que quando ela apareceu ao mundo com I Kissed a Girl, há três anos. Os destaques para esses shows são o uso de recursos visuais e elementos futurísticos. Nos preparativos para iniciar o pé na estrada, a cantora afirmou que pretendia montar uma turnê dez vezes mais elaborada do que as anteriores. Para isso, contratou o produtor Baz Halpin, responsável por performances de malabarismos como os vistos na derradeira turnê de Pink.

Exigências

Katy Perry não poderia ficar de fora das listas excentricidades pedidas pelas celebridades. Durante a turnê de California Dreams, a cantora teve suas exigências divulgadas. A primeira pede que o camarim seja uma sala com tons de bege e rosa. Para decorar, um par de lâmpadas ornamentais em estilo francês, uma geladeira com porta de vidro, hortênsias brancas e roxas.

Nas acomodações, o recomendado é que o hotel seja cinco estrelas, sempre com reserva na suíte presidencial. Para não incomodar a artista, os motoristas que transportarão a superstar estão proibidos de fazer contato, puxar assunto, pedir autógrafo ou tirar fotos.

Confira o setlist oficial da turnê California Dreams. Baixe no seu iPod e prepare-se!
1. Teenage Dream
2. One Of The Boys
3. Waking Up In Vegas
4. Ur So Gay
5. Peacock
6. I Kissed A Girl
7. Circle The Drain
8. E.T.
9. Who Am I Living For?
10. Pearl
11. Not Like The Movies
12. Thinking Of You
13. Hot N Cold
14. Firework
15. California Gurls


Novo visual

Deixando de lado seu estilo pin-up - baseado na moda da década de 40 e 50 e que a acompanhou entre 2007 e 2009 -, a cantora parece que aderiu de vez a roupas mais ousadas, como vestidos de látex e shorts brilhantes, look responsáveis pela eleição da MTV como uma das cantoras mais bem vestidas de 2010 e pelo primeiro lugar na eleição de Mulheres Mais Sexy do Mundo do ano passado, segundo a revista Maxim.

Aproveitando essa onda, Katy fechou contrato com a linha de lingeries Victoria's Secret para os shows e, durante as apresentações, pretende incorporar elementos de pop art, realizar muitas trocas que roupa e envolver o público com um clima extravagante e sensual.

Durante a turnê, a artista interage com seus fãs por meio das redes sociais. Usando a ferramenta Facebook Places/Deals, eles podem fazer o check-in nos locais dos shows para receber conteúdos especiais, além de enviar suas próprias fotos das apresentações pelo Twitter, que serão incorporadas as performances ao vivo e no site oficial.

No Brasil

Ao lado de Rihanna e Elton John, Katy Perry será uma das atrações internacionais do primeiro dia do Rock in Rio (23 de setembro), que acontece no Parque Olímpico da Cidade do Rock, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Para o evento, os ingressos já estão esgotados.

O show de São Paulo acontece na Chácara Jockey, onde já tocaram The Killers, Evanescence e Eminem, além de abrigar o Maquinaria Festival 2009. Os ingressos para o evento são adquiridos pelo site da Livepass. A capacidade é para 35 mil pessoas e os preços de pista custa R$ 200, enquanto a pista Premium sai por R$ 450.

Atualizado em 14 Set 2011.