Guia da Semana

Foto: Divulgação


Em meados de 2002, uma banda californiana chamada Queens Of The Stone Age despontou para o mainstream do rock mundial com o seu terceiro (e sensacional) álbum, Songs For The Deaf.

Contando com participações de peso como Mark Lanegan (vocalista do Screaming Trees) e Dave Grohl (Nirvana, Scream, Foo Fighters) ajudando nas baquetas, a banda despertou o interesse da MTV e se transformou rapidamente em um dos maiores nomes do rock mundial em questão de semanas.

Mas Nick Oliveri e Josh Homme (líderes e, respectivamente, baixista e guitarrista/vocalista do Q.O.T.S.A.) não apareceram no mundo musical assim do nada. A dupla possui uma árdua história pré-Queens.

Ambos foram fundadores da banda Kyuss. Para quem não conhece, o Kyuss foi formado no ano de 1988 em Palm Springs, Califórnia. Foram uns dos principais responsáveis pelo até então desconhecido estilo chamado de stone rock (ou stoner metal). Estilo esse que é caracterizado por possuir riffs de guitarra graves e lentos com uma grande influência psicodélica. Rock pesado com fortes influências dos anos 70 e lisérgicas.

O Kyuss ganhou status de cult pois, em pouco tempo, lançou álbuns aclamados e realizou várias turnês. A banda durou até 1995, quando lançou o que, até então, foi o último registro de estúdio, o disco And the Circus Leaves Town.

Muitas águas rolaram desde então. Nick Oliveri deixou o Queens Of The Stone Age em 2004, transformando a banda em numa espécie de "banda de um homem só". Em 2010, John Garcia (vocal) saiu em turnê com o projeto Garcia Plays Kyuss. No mesmo ano, o músico convidou Nick Oliveri e Brant Bjork, ex-companheiros de banda, para subir ao palco no festival francês HellFest. A recepção foi tão forte, que a banda decidiu sair em turnê pela Europa com o nome Kyuss Lives!

E é esse o show que vai passar pelo Brasil, em São Paulo, no dia 13 de novembro. O show vai rolar no Carioca Club e a formação que vem para cá conta com quase todo o line up original: Nick Olivieri (baixo), Brant Bjork (bateria) e John Garcia (vocal); o guitarrista Bruno Fevery completa o time no lugar de Josh Homme.

Depois desta turnê, a banda pretende entrar em estúdio para gravar um álbum novo. Vale muito a pena conferir uma banda que marcou época, que, dentro do underground, influenciou nomes e bandas acostumadas a serem influências, como Screaming Trees, Pearl Jam, Foo Fighters, e muitas outras.

Leia as colunas anteriores de Thiago de Oliveira:

xTreme Noise Festival

Avenged Sevenfold

Anti-Flag e This is a Standoff

Quem é o colunista: Thiago de Oliveira, Thiagones.

O que faz: Tecnólogo em informática/desenvolvimento de sistemas, e músico quando me é permitido.

Pecado Gastronômico: Massa, molho e queijo!


Melhor lugar do mundo: O Meu Quarto.

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: Matisyahu Novo (disco Light), Snowing, Farside, I Shot Cyrus e algumas barulheiras.

Fale com ele: [email protected]



Atualizado em 6 Set 2011.