Guia da Semana

Intimista e orgânico. Para Lenine, essas são as duas palavras que definem o disco Chão. Lançado no dia 19 de outubro, o trabalho é o décimo álbum da carreira do cantor e compositor, produzido em parceria com Jr Tostoi e Bruno Giorgi, seu filho.

O CD já começa a chamar a atenção pela capa. A foto, retirada de um álbum de família, mostra Lenine em um momento de intimidade com o neto Tom, agora com dois anos. “Naquele momento eu era o seu chão. Nele você vê a segurança, sente que ele está entregue, da mesma maneira que eu estou dormindo seguro de que ele está seguro. Acho que foi uma imagem bacana que revelou e colaborou para essa intimidade”, diz o cantor.

A grande surpresa do álbum é a presença de elementos sonoros em nove das dez faixas. A ideia surgiu graças a Frederico VI, o canário da sogra do cantor que, no ensaio de “Amor é pra quem ama”, sem que ninguém percebesse, começou a solar. “Conforme eu mudava a música, o Frederico mudava a melodia. Ele estava fazendo uma composição. A gente descobriu aí essa possibilidade de usar o cotidiano como elemento sonoro”, conta. A partir disso surgiram novas ideias, como os passos que ajudam a compor a faixa que dá nome ao disco, uma máquina de lavar em “Seres estranhos” e o apito de uma chaleira em “Uma canção e só”.

Viciado nas redes sociais, Lenine conta que uma das canções foi criada em parceria com Luck Luciano pelo Facebook. “Sou muito curioso com tecnologia. Uma coisa que tenho usado muito é o bate papo do Facebook. A música 'Tudo que me falta, nada que me sobra' foi criada assim”, revela.

A faixa escolhida para abrir os shows é “Isso é só o começo” que, ironicamente, é a que finaliza a obra. “Nela estão todos os elementos das outras canções em ordem cronológica. Nada nesse trabalho é gratuito. Tudo está ligado”, diz Lenine. O álbum é apresentado como uma suíte, para ser ouvido em sequência, onde as músicas se completam.

A turnê de Chão, ainda sem datas e cidades definidas, deve começar no final do ano. Para os shows, Lenine está preparando um esquema sonoro especial utilizando som surround 4.2 para que o público possa ouvir e sentir de perto os elementos sonoros presentes no disco . “Vai ser uma experiência sensorial”, conta.

Para finalizar, o músico define o novo trabalho: “a palavra tem muitos significados, mas um deles é o mais revelador no projeto, que é chão é o que te sustenta. Talvez esse seja o disco mais romântico que eu já tenha feito. Fazendo uma analogia com a literatura, se um disco for um livro de contos, eu prefiro achar que Chão é o romance”.

Confira abaixo 30 segundos da música "Amor é pra quem ama"

Por Carine Medeiros

Atualizado em 10 Abr 2012.