Guia da Semana

Existem músicas que são muito mais do que simples canções - elas são grandes lições de vida. E se tem alguém que nos ensinou muita coisa, esse alguém foi Avril Lavigne. Quem nunca se pegou cantarolando refrão de Complicated ou quem nunca se viu em alguma letra da cantora? Para homenagear a diva da nossa adolescência, que está prestes a desembarcar no Brasil, o ObaOba reflete sobre 10 lições que aprendemos com ela. Se liga!

+ De skater a princesa do rock: conheça as fases de Avril Lavigne
+ 10 considerações sobre o novo álbum de Avril Lavigne
+ Confira o canal de música do ObaOba

1) O mundo dá voltas (Ske8r Boi)

He was a boy, she was a girl… Todo mundo conhece a história de Sk8r Boi: o garoto sujinho gosta da garota popular e ela, é claro, nunca admitiria que também está na dele. Eis que os anos passam e ele vira um rockstar. O que sobra para ela? Recalque. Com Sk8er Boi aprendemos duas lições muito importantes: 1) todo sapo um dia vira príncipe e 2) o mundo dá voltas. Frases de efeito: Sorry, girl, but you missed out + Too bad that you couldn’t see… See that man that boy could be.

2) Não seja otário (Complicated)

Complicated expõe uma grande problemática dos relacionamentos: quando o boy é um fofo entre 4 paredes, mas age como um babaca na frente dos amigos. É claro que a Avril nos mostrou que isso não leva a nada e quanto mais você tenta ser outra pessoa, mais otário você parece. Frases de efeito: Uh huh, life’s like this + You, you fall and you crawl and you break / And you take what you get.

3) A vida não é um conto de fadas (My Happy Ending)

Com My Happy Ending, Avril nos mostrou que nada dura para sempre e o melhor às vezes é superar. A verdade é que happy endings não existem e sim, essa verdade dói. Frases de efeito: All this time you were pretending / So much for my happy ending.

4) A fila anda (Don’t Tell Me)

Don’t Tell Me é uma ode a todos as pessoas que acham que vão nos dar um fora e que nós vamos chorar como se fosse o fim do mundo. Não, não vamos fazer isso! A grande lição dessa música é apenas uma: a fila anda — e se anda. Frases de efeito: Guys are so hard to trust + Did I not tell you that I’m not like that girl?

5) Quem vive de passado é museu (Losing Grip)

Losing Grip é a grande música de superação na carreira de Avril. É aquele momento em que você está na sarjeta, levanta e segue em frente. E se tem uma coisa que aprendemos é que não importa o quão abandonado você esteja, nunca é tarde para recomeçar. Frases de efeito: Why should I care + I’m losing my grip and I’m in this thing alone.

6) Nunca desista (Girlfriend)

Girlfriend nos ensinou a nunca largar o osso e lutarmos pelos nossos ideias. A metáfora, é claro, é a de um boy que namora uma garota babaca, mas a lição pode ser levada para outros níveis. Frases de efeito: She’s like so whatever / You could do so much better.

7) Aproveite a vida (What The Hell)

What The Hell é o “girls just wanna have fun” da nossa geração. Com essa música, Avril nos mostra, mais uma vez, que amor não é tudo na vida e que, às vezes, a gente só precisa se divertir. Frases de efeito: But honestly, I just need to be a little crazy + All I want is to mess around, and / I don’t really care about.

8) Sem expectativas, sem decepções (He Wasn’t)

A grande lição de He Wasn’t é que nunca (em hipótese alguma) devemos idealizar alguém. Então não tenha medo de admitir que aquela pessoa não é a certa para você. Como já aprendemos com Avril, o mundo dá voltas e a fila anda. Frases de efeito: He isn’t really what I’m looking for + Na na na na na, we’ve all got choices.

9) Seja forte (Nobody’s Home)

Sabe quando você precisa de um ombro amigo, mas não tem ninguém a quem recorrer? É com essa realidade que Avril nos ensinou a lidar em Nobody’s Home e a lição que fica é: seja forte. Frases de efeito: She wants to go home / But nobody’s home + Be strong, be strong now.

10) Antes só do que mal acompanhado (I’m With You)

Imagina uma noite fria e você sozinho na sarjeta. Com I’m With You, Avril nos ensina, mais uma vez, a lidar com a solidão e com os problemas sem, entretanto, perder as esperanças. Frases de efeito: I don’t know who you are / But I… I’m with you.

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 29 Abr 2014.