Guia da Semana


Madonna nasceu em Michigan, no dia 16 de agosto de 1958, e passou a infância em Detroit. Aos 5 anos, perdeu a mãe, vítima de câncer de mama. O pai casou-se novamente e desde então a relação dos dois passou por altos e baixos. Entrou para a faculdade de dança de Michigan e um ano depois se mudou para Nova Iorque em busca de uma carreira de bailarina.

Uma vez na capital do mundo, Madonna descobriu a música e passou por duas bandas como vocalista, Breakfast Club e a Emmy. Em meados de 1982, a música Holyday caiu nas mãos de um produtor, que consegue para Madonna um contrato. No ano seguinte, seu primeiro álbum é lançado. Porém, é seu segundo trabalho, o Like a Virgin, que a coloca como astro pop. Seguindo o caminho do sucesso, a cantora aceita participar do filme Procura-se Susan desesperadamente, seu primeiro papel nos cinemas, seguido por Who´s That Girl, de 1987. Na carreira musical, um novo disco, o True Blue, foi lançado. Nesse meio tempo, ela arranjou tempo para se casar com o Sean Penn. A relação dos dois foi repleta de escândalos até que a cantora pediu o divórcio em 1988.

Um ano depois do divórcio, Madonna lançou seu disco mais aclamado até então, o Like a Prayer. O clipe da música título mostrava uma Madonna apaixonada por um santo negro e dançando sensualmente em volta a cruzes causou a ira da Igreja Católica e o cancelamento do seu contrato com a Pepsi. Nesta época, ela abandona de vez o visual over e troca os cabelos loiríssimos por um tom mais moreno.

Madonna começa os anos 90 ao lado de Warren Beatty tanto romanticamente como nas telonas. Ao lado dele, ela estrelou o filme Dick Tracy, que deu origem ao álbum I´m Breathless: Music from and Inspired by the Film ´Dick Tracy´. Tempos depois lançou a coletânea The Imacullate Collection, que era composto de 15 sucessos da sua carreira e duas novas canções, Rescue Me e Justify My Love, feita em parceria com o roqueiro Lenny Kravitz. O clipe desta música foi banido da MTV americana por causa de seu conteúdo erótico. A gravadora, então, lançou o vídeo em VHS.

Em 1991, Madonna volta à telona com o documentário Truth or Dare: In Bed with Madonna (Na Cama com Madonna), que mostra os bastidores da turnê Blond Ambition. Mais uma vez, a cantora causou polêmica ao colocar no filme uma cena em que ensina seus dançarinos a fazer sexo oral em uma garrafa. Um ano depois, ela voltaria a ser notícia graças ao livro Sex, no qual mostra algumas de suas fantasias sexuais em fotos. Ao mesmo tempo leva às lojas o álbum Erótica, cuja faixa título também abusava de influências eróticas. A overdose de sexo cansou o público e a carreira de Madonna enfrentou um período delicado, onde ela precisava se reinventar.

Tarefa nada difícil para a rainha do pop que voltou ao topo com o álbum Bedtime Stories em 1994. O disco mostrava uma nova faceta da Madonna, com influências do r&b e Babyface como um dos produtores. Dois anos depois, foi lançada a primeira coletânea romântica de sua carreira, a Something To Remeber, com as baladas mais famosas até então.


Nesse mesmo ano, a vida pessoal de Madonna passou por uma reviravolta. Depois de quatro abortos voluntários ao longo da vida, ela estava grávida do namorado da época, Carlos Leon. Em outubro de 1996, ela deu a luz à Maria de Lourdes, mais conhecida como Lola. Durante a gravidez, a cantora teve de lidar com diversos problemas profissionais. Ao aceitar interpretar Evita Perón nos cinemas, Madonna comprou briga com o povo argentino que não aceitava vê-la na pele de uma mulher idolatrada até hoje. Vários protestos tomaram conta da capital Argentina enquanto ela esteve no país para gravar o filme ao lado de Antonio Banderas. Outro fato que a incomodava na época era o ciúme doentio de Melanie Griffith, mulher do ator. Depois do lançamento do filme, Madonna pôde colher os frutos de seu trabalho: ela venceu o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz e a canção You Must Love Me ganhou um Oscar de Melhor Canção.

Em 1998, ela volta com um novo álbum diferente de tudo que já havia lançado. Ray Of Light mostra uma Madonna mais madura, incorporando influências da música eletrônica e das religiões orientais, como a Cabala e o Budismo. Esse trabalho veio depois de um jejum de quatro anos foi aclamado pela crítica, Madonna ganhou quatro Grammys, e obteve sucesso comercial. É inegável como o nascimento de Lola mudou não só a vida pessoal de Madonna, mas também a sua carreira. Em 2000, ela lança mais um disco, Music, e marca mais uma reviravolta na vida da popstar: o casamento com Guy Ritchie e o nascimento de seu segundo filho, Rocco.

O próximo passo de Madonna foi criticar a invasão norte-americana no Iraque, em 2003. Com o álbum American Life, a cantor assumiu a postura de militante da paz e o clipe da música homônima, onde a popstar reafirmava sua posição contra o governo, foi cancelado pela própria. No lugar do polêmico vídeo, foi criado um mais ameno, com uma Madonna cantando em frente a bandeiras de diversos países. O disco não foi bem recebido pela sociedade americana, na época a favor de George W Bush, e comercialmente o CD não obteve os melhores êxitos.

Em 2004, a cantora embarcou em mais uma turnê, a Re-Invention Tour, que lhe rendeu mais um documentário, o I´m Going To Tell You a Secret, que mostra os bastidores da turnê, desde a criação do conceito até a parte prática, de escolha de bailarinos, ensaios, cenografia e etc... No mesmo ano, Madonna lança Confessions on a Dance Floor, aclamado como um dos melhores discos de sua carreira, que estreou em primeiro lugar em 41 países. Voltando às raízes dance, a cantora se reinventa mais uma vez, voltando aos anos 70 e 80. O primeiro single, Hung Up, estorou nas paradas e nas pistas de dança usando um sample do ABBA, da música Gimme, Gimme, Gimme. Outros sucessos do álbum foram Sorry, Get Together e Jump. Em 2006 ela inicia a Confessions Tour, que bate recorde como a turnê feminina mais rentável da história, arrecadando US$ 200 milhões.

No fim desse ano, Madonna adota David Banda, um menino natural do Malawi, à época com apenas um ano de idade. Em 2007 a cantora lançou o DVD da Confessions Tour e recebeu um Grammy pelo disco homônimo. No ano seguinte, recebeu mais uma vez o prêmio, dessa vez por sua performance em vídeo da turnê. Em 2008 Madonna lançou um novo álbum, Hard Candy, que estreou no primeiro lugar em 37 países. Com uma nova sonoridade, mesclando R&B e Hip Hop ao bom e velho dance pop anos 80 da cantora, o disco contou com a participação de grandes nomes como Timbaland e Justin Timberlake. Até agora, o trabalho já vendeu mais de 2,5 milhões de cópias. Em agosto do mesmo ano Madonna começa a Sticky & Sweet Tour, com mais de 50 shows em 15 países. Em outubro, é anunciado pelo porta-voz da cantora o fim do casamento com o cineasta Guy Ritchie.

Atualizado em 6 Set 2011.