Guia da Semana



Desde o início de sua carreira como cantora, Madonna também sempre esteve muito ligada ao cinema. No entanto, seu desempenho como atriz nunca foi tão bem recebido e nem fez tanto sucesso quanto suas músicas.

Em 1985, quando ela havia acabado de lançar seu segundo disco nos Estados Unidos, Madonna apareceu em três filmes. A Certain Sacrifice e Vision Quest eram duas produções de baixo orçamento, voltadas ao público adolescente - tinham sido gravados, na verdade, alguns anos antes, logo que ela chegou em Nova Iorque. Mas Procura-se Susan Desesperadamente fez um pequeno sucesso e se tornou um filme cult, em que a diva chegou a disputar as atenções com a protagonista, Rosana Arquette. O longa conta a história de uma mulher rica, casada e entediada que decide se passar por uma jovem desaparecida, sem saber dos perigos que irá correr por isto.

No ano seguinte, quando estava casada com Sean Penn, os dois participaram de O Segredo de Shanghai, que foi bastante criticado. Mesmo assim, Madonna continuou atuando em diversos filmes. Em 1987, ela estrelou a comédia Who"s That Girl, em que interpreta uma ex-presidiária que pede ajuda um advogado tributário para provar sua inocência. Apesar de não ainda não convencer como atriz, ela recebeu mais elogios do que em suas aparições anteriores. Em um projeto ousado, ela também aproveitou o filme para lançar quatro músicas inéditas e para fazer uma turnê homônima.

Em 1989, é lançado Doce Inocência, um filme de humor sem muito impacto. No ano seguinte, ela participa da grande produção Dick Tracy como Breathless Mahoney, uma garota má que vive flertando com o detetive. No começo da década de 90, ela atuou em filmes com alguma relevância, como Uma Equipe Muito Especial e Corpo em Evidência, mas em outros sem muita expressão.

Até que em 1996 ela estrela o filme mais marcante de sua carreira como atriz. Em Evita ela faz o papel da protagonista, Eva Perón, a famosa ex-primeira dama Argentina. Madonna ganhou um Globo de Ouro como Melhor Atriz e um Globo de Ouro e um Oscar de Melhor Canção Original por You Must Love Me, escrita especialmente para o filme.

A estrela depois se afastou das câmeras por alguns anos, até que em 2000 ela participou da comédia romântica Sobrou Pra Você, que teve um relativo sucesso. Dois anos depois ela foi dirigida pelo atual marido, Guy Ritchie, em Destino Insólito. O filme foi um fracasso de crítica e público e Madonna ganhou vários prêmios de pior atuação. Ainda em 2002 ela faz uma ponta em 007 - Um Novo Dia para Morrer.

Atualizado em 6 Set 2011.