Guia da Semana

De uma banda intitulada Kara´s Flowers, idealizada e formada por jovens rapazes com idade colegial e sem grandes perspectivas aos olhos da indústria fonográfica, surgiu o Maroon 5. Nascido na cidade de Los Angeles (EUA), no início da década 90, o grupo que deu origem à formação atual superou o fracasso obtido com o disco de estreia - The Fourth World (1995) - e deu a volta por cima com mudanças no estilo musical, nome, postura e gravadora.

O ressurgimento para o cantor Adam Levine e companhia foi iniciado nos corredores de uma faculdade em Nova Iorque. Passado o momento de lamentação, o conjunto encontrou inspiração dos Beatles, Bob Dylan e até mesmo de Stevie Wonder, para adicionar R&B ao seu tradicional pop rock. O resultado veio em 2002, com o fechamento de contrato com a Octane Records e o lançamento do disco Songs About Jane.

Em menos de dois anos, a obra chegou a 12 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, devido principalmente à incrível aceitação do estilo impresso nas canções Harder to Breathe, This Love e She Will Be Loved. Topo da Billboard, Grammy e dezenas de shows em territórios internacionais foram os prêmios assegurados com o CD.

Apesar das inúmeras portas que se abriram com o sucesso do primeiro trabalho como Maroon 5, a banda lançou apenas mais dois álbuns em um período de sete anos. Os singles Makes Me Wonder e Wake Up Call, do disco It Won't Be Soon Before Long (2007) e a faixa Misery, presente em Hands All Over (2010), foram os destaques.

Atualmente o grupo tem em sua formação: Adam Levine (guitarra e vocal), James Valentine (guitarra), Jesse Carmichael (teclados e vocais), Mickey Madden (baixo) e Matt Flynn (bateria).

Por Adriano Bertin

Atualizado em 10 Abr 2012.