Guia da Semana

O Brasil tem se tornado cada vez o destino para bandas de todos estilos e tamanhos trazerem seus shows. É óbvio que todas elas reservam pelo menos uma data para se apresentar em uma das bem estruturadas casas de shows de São Paulo. A “capital” da América Latina oferece espaços para todos os gostos e é capaz de abrigar qualquer tipo de evento.

Algumas são intimistas e rústicas, outras recebem até 80 mil pessoas e ainda tem aquelas que unem o clima de bar à atrações imperdíveis. Se você gosta de ver seus ídolos de pertinho, não pode deixar de conferir as melhores casas de shows de São Paulo.

Morumbi

O Estádio do Morumbi dispensa apresentações. Os amantes de futebol e de megashows com certeza já estiveram por aqui pelo menos uma vez na vida. Poucas imagens são tão impressionantes quanto ver 75 mil pessoas cantando e erguendo seus celulares nas arquibancadas e gramado do estádio durante um show.

Bon Jovi, Eric Clapton, One Direction, Metallica, Iron Maiden e U2 são apenas alguns exemplos dos artistas mundiais que já passaram por aqui. Os camarotes open food e open bar possuem uma visão privilegiada e são os lugares Vip’s dos eventos. O acesso e a saída da região ainda deixa a desejar pela falta de transporte público e de organização, mas nada que deva te impedir de ir ao show de sua banda favorita.

Capacidade: 75 mil pessoas
Endereço: Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1
Site: saopaulofc.net/estrutura/morumbi

Arena Anhembi

Sabe quando um artista internacional é muito grande para o Citibank Hall, mas ainda não tem público suficiente para encher o Morumbi? Ainda bem que existe a Arena Anhembi. Localizado na beira da Marginal Tietê como uma extensão do sambódromo, o espaço têm sido um dos mais movimentados da cidade.

John Mayer, Maroon 5, Red Hot Chilli Peppers, Guns ‘N Roses já trouxeram seus shows para o Anhembi. A proximidade com a estação Portuguesa Tietê do metrô e o estacionamento gigantesco instalado ao lado tornam o local bem acessível. Se o tempo estiver nublado, sugiro que você leve uma capa de chuva, já que apenas o palco é coberto.

Capacidade: 35 mil pessoas
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209
Site: anhembi.com.br

Citibank Hall

O antigo Credicard Hall é casa de show preferida de muitos paulistanos. Os 15 mil m² cobertos e climatizados permite que você veja seus ídolos de perto, ainda mais pelo porte dos shows que a casa recebe. Steve Vai, Ringo Starr, Demi Lovato, Scorpions, Eddie Vedder e vários outros artistas nacionais, inclusive com gravação de DVD.

Logo a frente do palco tem-se um espaço vazio, onde a pista e a pista Premium ficam. Em alguns eventos mais intimistas, são colocadas mesas nesse espaço. No fundo, localizam-se os camarotes, que têm uma visão alta e privilegiada do espetáculo.

Capacidade: 6.938 pessoas
Endereço: Av. das Nações Unidas, 17955 – Santo Amaro
Site: credicard.com.br/credicardhall

Arena/ Autódromo de Interlagos

Quem foi ao Lollapalooza 2014 com certeza carrega uma lembrança muito positiva do espaço. Os 30 mil m² de área já são famosos por receber grandes shows nacionais e internacionais além de eventos esportivos a céu aberto.

Não é por acaso que o espaço recebeu 5 palcos mais toda estrutura de alimentação e imprensa do Lolla com tranquilidade. Até mesmo uma missa do Padre Marcelo Rossi foi realizada com sucesso por aqui.

Capacidade: 30 mil pessoas.
Endereço: Av. Sen. Teotônio Vilela, 261
Site: autodromodeinterlagos.com.br

HSBC

As apresentações intimistas e grandes musicais são o forte o HSBC Brasil. Um dos pontos mais fortes do ambiente se refere a sua acústica. Além do isolamento acústico muito bem feito, os equipamentos de amplificação sonora são de última geração, tornando o som muito fiel ao que rola no palco.

Os artistas nacionais também se apresentam bastante por aqui, especialmente os de MPB como Alcione e Erasmo Carlos. O sistema de iluminação também oferece cenários incríveis para os shows.

Capacidade: 4 mil pessoas.
Endereço: R. Bragança Paulista, 1281
Site: hsbcbrasil.com.br

Espaço das Américas

O Espaço das Américas é um verdadeiro multiuso do mundo do entretenimento. Ele faz parte do mesmo grupo de Villa Country e Expo Barra Funda e também é um dos espaços mais badalados da cidade para eventos, abrigando desde formaturas a shows de rock.

Nomes de peso não faltam na história do espaço. Avenged Sevenfold, Noel Gallaguer, Robert Plant, Slash, Tears for Fears e vários artistas nacionais já passaram pelo belo palco do local. A pista Premium fica bem perto do palco, mas você pode curtir ao máximo o show da pista também.

Capacidade: 8 mil pessoas
Endereço: R. Tagipuru, 795
Site: saopauloeventos.com.br/espacodasamericas

Cine Jóia

Um dos lugares mais intimistas da lista é também um dos preferidos de bandas alternativas. Localizado no bairro da Liberdade, o Cine Jóia era um espaço dedicado a reproduzir filmes da cultura oriental na década de 50. A casa recebeu investimentos e se tornou um dos locais mais movimentados de shows da cidade.

O formato de diamante e o estilo retro da sua arquitetura faz com que muitas bandas se interessem por gravar seus DVD’s ou registrar seus show de alguma maneira. No Lolla Parties de 2014, o espaço recebeu o show de Jake Bugg e ainda receberia o do Muse, que foi cancelado. Dentre as bandas nacionais que passaram por aqui estão o 5 a seco e Criolo.

Capacidade: 1,5 mil pesoas
Endereço: Praça Carlos Gomes, 82
Site: cinejoia.tv

Theatro Net

A caçula entre as casas de shows paulistanas está localizada no 5 º andar do Shopping Vila Olímpia. O Theatro Net São Paulo chegou com a proposta de modernidade e infraestrutura aliada ao conforto e praticidade desde o momento de estacionar o carro até o acesso gratuito ao Wifi.

Antes mesmo de ser inaugurado, o local já tinha agendado shows de Gilberto Gil, João Bosco, Zizi Possi, Zeca Baleiro e muitos outros artistas nacionais, além de musicais. São 26 fielrias de poltronas e um palco com 240 m².

Capacidade: 799 pessoas
Endereço: Rua Olimpíadas, 360
Site: http:/www.theatronetsaopaulo.com.br/

Bourbon Street Music Club

Ambiente intimista, Chopp e música de primeiríssima qualidade de terça a domingo. Isso é o que você vai encontrar no Bourbon Street. As principais referências da música mundial se apresentam aqui para apenas 400 pessoas. Pat Metheny, Hermeto Paschoal, Marcus Miller e tantos outros gênios instrumentistas já passaram por aqui.

O local está mais para um bar do que para uma casa de shows, mas o porte das atrações que ele recebe merece uma atenção especial. Confira a programação de shows e compre seu ingressos imediatamente pela internet, já que o espaço é reduzido e a concorrência é grande.

Capacidade: 400 pessoas
Endereço: Rua dos Chanés, 127
Site: http://www.bourbonstreet.com.br/

Campo de Marte

O Aeroporto Campo de Marte fica localizado no bairro de Santana e é famoso por receber shows e festivais com grande público. O espaço é amplo facilitando a mobilização de pessoas no seu interior, ou seja, dificilmente você terá aquela sensação claustrofóbica tão recorrente em grandes eventos.

Stevie Wonder, Jason Mraz, Kings of Leon, Black Sabbath são exemplos de artistas que passaram ou vão passar por aqui em breve. O Circuito Banco do Brasil é um dos mais famosos a ser realizado na área e o sítio aeroportuário tem nada mais nada menos que 2,1 milhões de m². Mas pode ficar tranquilo, os pousos e decolagens são suspensos durante os eventos.

Capacidade: 70 mil pessoas
Endereço: Avenida Santos Dumont, 1979
Site: http://www.infraero.gov.br/index.php/aeroportos/sao-paulo/aeroporto-campo-de-marte.html

Por Ezio Jemma

Atualizado em 18 Ago 2014.