Guia da Semana

Ainda faltam alguns meses para 2014 acabar, mas no mundo da música muita coisa boa já aconteceu. Passando pelo rock alternativo, indie folk, pop e eletrônico, muitos álbuns foram lançados nessa primeira metade de ano.

+ Saiba tudo sobre shows gringos na página especial do ObaOba
+ 10 itens indispensáveis para levar a festivais de música
+ Shows internacionais no Brasil em 2014

De bandas que não lançavam discos há anos até outras que não param de surgir com novidades, o ObaOba listou os melhores discos internacionais de 2014 até agora. Tome nota:

How To Dress Well - What Is This Heart?

Querido por todos os amantes do pós-R&B, o disco What's Is This Heart?, terceiro de estúdio do How To Dress Hell, projeto do músico/produtor Tom Krell, é, sem dúvidas, um dos grandes achados do ano. Com letras melancólicas e o acompanhamento de uma excelente banda, o destaque fica com as faixas "Words I Don't Remember", "Repeat Pleasure" e "Face Again".

St. Vincent - St. Vincent

O álbum homônimo de St. Vincent, da cantora Annie Clark, é o quarto registro de estúdio da norte-americana e conta com 11 faixas. Gravado em Dallas, a obra tem como principal foco as letras ácidas, ruídos eletrônicos e críticas à interferência da tecnologia nas interações sociais. Os destaques são as ótimas "Birth In Reverse'' e "Digital Witness", além da balada envolvente "Prince Johnny".

Sharon Van Etten - Are We There

Depois do sucesso do disco Tramp, de 2012, o tão aguardado álbum da cantora Sharon Van Etten não decepcionou os fãs. Em Are We There, quarto trabalho de estúdio, Sharon consegue mostrar a doçura e melancolia do cotidiano como poucas artistas. Destaque para canções como "Taking Chances", "I Love You, But I’m Lost", "Your Love Is Killing Me" e "Nothing Will Change".

Jack White - Lazaretto

O segundo disco solo do sempre inovador Jack White, intitulado Lazaretto, além de canções empolgantes, como a que dá nome ao trabalho e "High Ball Stepper", conta com uma edição em vinil que traz faixas escondidas e também foi muito bem nas vendas, atingindo a maior marca deste formato de mídia desde 1991.

Lykke Li - I Never Learn

Considerado pela própria cantora um álbum pós-hype lésbico, I Never Learn é o terceiro trabalho de estúdio da sueca e tem pouco mais de 30 minutos de duração. Com uma linha intimista no melhor estilo fim de relacionamento, o disco tem como destaque as canções "I Follow Rivers", "Love Me Like I'm Not Made of Stone" e "No Rest for the Wicked".

The Black Keys - Turn Blue

O oitavo álbum de estúdio da banda de rock The Black Keys infelizmente não é tão bom quanto o El Camino, de 2011, mas estreou em primeiro lugar nas paradas da Billboard dos mais vendidos nos Estados Unidos. Todas músicas, como de costume, foram escritas e compostas por Dan Auerbach, Patrick Carney e Brian Burton - o Danger Mouse -, entre elas as mais legais são: "In Time", "Turn Blue", "Bullet In Brain"e "Fever".

Sun Kil Moon - Benji

O disco Benji, sexto lançamento de Mark Kozelek como Sun Kil Moon, traz um indie folk de muita qualidade que fala sobre o rápido movimento das coisas e traz uma reflexão em relação a velocidade da vida, como podemos observar na falta de foco da própria capa. Com um violão tranquilo e bem tocado, uma poderosa voz e histórias únicas, o álbum tem como principais canções "Carissa", "I Watched the Film The Song Remains the Same" e "Ben's My Friend".

Beck - Morning Phase

O décimo segundo álbum de estúdio do músico Beck Hansen, intitulado Morning Phase, conta com uma produção simples, porém cheia de elementos minimalistas, instrumentos de corda, bateria e melancolia, o que lhe rendeu algumas comparações com o aclamado Sea Change, de 2002. Entre as principais faixas, destaque para "Blue Moon", "Waking Light", "Wave", "Say Goodbye"e "Heart Is A Drum".

Mac DeMarco - Salad Days

O sempre simpático Mac DeMarco lançou neste ano o experimental e psicodélico Salad Days, disco com pegada lo-fi que ganhou destaque após passagem do músico pelo SESC Belenzinho. As boas do terceiro álbum de estúdio do canadense são "Salad Days", "Blue Boy", "Chamber of Reflection" e "Go Easy".

Mogwai - Rave Tapes

Tido como um dos discos mais vendidos em vinil durante o ano, o Rave Tapes, oitavo de estúdio dos escoceses do Mogwai, é um dos mais complexos da lista. Com um post-rock característico, o novo trabalho de Stuart Braithwaite Simon Ferocious" e "Remurdered".

Real Estate - Atlas

O terceiro álbum de estúdio do Real Estate, intitulado Atlas, foi lançado em março e logo de cara já fez a cabeça de um montão de gente. Com fortes influências de bandas como Grateful Dead, Led Zeppelin, Dire Straits e Pink Floyd, as melhores faixas do disco são "Crime", "Primitive" e "Talking Backwards".

Todd Terje - It’s Album Time

Feito para fazer dançar, o primeiro álbum do norueguês Todd Terje, intitulado It's Album Time, é ideal para quem gosta de uma música divertida e descompromissada. Lançado em abril, o disco começou a ser produzido em 2012, e entre as principais faixas estão "Inspector Norse", "Delorean Dynamite", "Leisure Suit Preben", "Johnny and Mary" e "Alfonso Muskedunder".

Por Leonardo Paladino

Atualizado em 28 Nov 2014.