![]() |
Quem freqüenta estádio de futebol já conhece a cena: momentos antes dos times entrarem em campo, alto-falantes espalhados pelas arquibancadas aquecem os torcedores com indesejáveis sucessos do pagode e da axé music. É improvável, por exemplo, que o sistema de som do Morumbi deixe de executar os piores sucessos do Raça Negra, como dificilmente Sorte Grande, de Ivete Sangalo, passará batida pela massa em dia de Fla-Flu.
Saída das gerais e arquibancadas de grandes e pequenos times de todos os cantos do país, uma legião de metaleiros e fãs da tradição roqueira deixaram o anonimato formando novas torcidas organizadas. Com a idéia na cabeça de unir a paixão pelo futebol à devoção pelo heavy metal, um número cada vez maior de torcedores cria suas próprias facções ou ingressa em outras já existentes.
![]() |
Estendidas no Mineirão, bandeiras e faixas da facção atleticana estampam lado a lado o escudo do Galo Mineiro e ícones do metal como Motörhead, Black Sabath e Cannibal Corpse. As predileções musicais de seus membros, entretanto, são mais abrangentes, abarcando dinossauros do rock como Rolling Stones, Pink Floyd, Led Zeppelin e Deep Purple.
Desde 1999, a Galö Metal organiza partidas beneficentes com astros dos gramados e dos palcos. O evento, que começou de maneira amadora, tomou proporções maiores, e hoje é transmitido pela TV para todo o estado. "A idéia é que o Jogo das Estrelas aconteça todo ano, mas como o Sepultura é uma banda muito ocupada, nós tentamos encaixar as datas para que tudo dê certo" explica Tripa.
![]() |
Outra torcida conectada com o universo do heavy metal é a Força Jovem, do Vasco da Gama. Há quase duas décadas, a organizada adotou Eddie, o mascote do Iron Maiden, como seu principal símbolo. Das onipresentes bandeiras e faixas aos uniformes e acessórios de seus integrantes, a simpática caveira estampa todo material relacionado à facção vascaína. Em 2000, o baixista do grupo inglês, Steve Harris, e o guitarrista Janick Gers, a convite da Força Jovem, assistiram à decisão da copa João Havalange entre Vasco e São Caetano, no Maracanã.
Embora a Galö Metal e Força Jovem sejam as organizadas de metal de maior destaque no futebol brasileiro, dezenas de agremiações menores surgiram nos últimos anos sob a benção do rock. Em Bauru, interior de São Paulo, o Noroeste é apoiado pela Norusca Metal, enquanto o Avaí, de Santa Catarina, é empurrado pela Torcida Leão Metal. Já o Fortaleza, um dos clubes mais tradicionais do Nordeste, pode contar com a Torcida Metal Tricolor nos momentos mais difíceis. Na Vila Belmiro, casa do Santos, a Metal Santista procura seu espaço entre as organizadas da baixada.
Brigões do Hardcore
|
Atualizado em 6 Set 2011.