Guia da Semana



O grupo Monobloco foi criado pelos integrantes da banda Pedro Luís e a Parede. O bloco carnavalesco é uma mistura de ritmos, que vão desde as marchinhas tradicionais de João Roberto Kelly, passando pelo samba de Cartola, até às releituras de clássicos do Paralamas do Sucesso, Raul Seixas, Tim Maia, entre outros. Os cantores do projeto são Pedro Luís, Renato Biguli, Fábio Allman e Alexandre Momo.

Uma característica do Monobloco é sua bateria, considerada inusitada por adicionar baixo e guitarra aos instrumentos usuais (cavaco, repique, agagô, tamborim, chocalho e surdo). Todo início de ano, o quinteto realiza uma oficina de percussão, com a finalidade de incorporar mais músicos ao bloco. A banda já ministrou oficinas também em outros países, como Irlanda, Inglaterra e Dinamarca. Uma das marcas registradas do projeto é o grito de guerra durante as apresentações: "M-O-N-O-B-L-O-C-O, que beleza, uh, Monobloco".

Em 2000, foi lançado o primeiro disco, Monobloco, seguido de Monobloco Ao Vivo, de 2006, e Monobloco 10, de 2010, que marcou os dez anos do grupo, com apresentações por todo o Brasil e no exterior. Atualmente está entre os grupos que mais se apresentam no Brasil e no exterior, com cerca de 90 shows por ano.

Foto: Divulgação
Site oficial: http://www.monobloco.com.br

Discografia e Videografia:
2010:
Monobloco 10 (CD/DVD)
2006: Monobloco Ao Vivo (CD/DVD)
2000: Monobloco

Atualizado em 6 Set 2011.