Guia da Semana

Em 2001, ao lado do baixista Marcello Pagotto, Sérgio Filho pisou no lendário palco do Cavern Club, local onde os Beatles se apresentavam no início de carreira. À frente do Beatless, banda cover dos rapazes de Liverpool, o hoje vocalista do Gram realizou o sonho de qualquer fã de qualquer fã de John Lennon & Cia.: tocar na Beatle Week, semana em que covers dos quatro cantos do planeta se reúnem para celebrar uma das maiores bandas de todos os tempos.

Após se juntarem a Luis Ribalta (guitarra), Fernando Falvo (bateria) e Marco Loschiavo (guitarra), Sérgio e Pagotto formaram o Gram. O disco de estréia, batizado com o nome da banda, foi lançado pelo selo independente Volume 1, e apostava todas as fichas em canções competentes, pontuadas por influências de Weezer e Radiohead. A faixa de trabalho Você Pode Ir Na Janela - cujo clipe, desenhado pelo próprio Sérgio, conquistou a atenção do público, entrando para o Top 20 Brasil da MTV - trouxe a banda para o centro do cenário musical. Logo quinteto paulista iniciou uma série de show pelo país, divulgando o novo trabalho.

Após participar do programa Banda Antes, o Gram aceitou o convite da MTV para integrar outro projeto, o MTV Apresenta, que já havia selecionado artistas como Otto e Simoninha. A gravação do show que originou o DVD ocorreu no Teatro do Colégio Santa Cruz, em São Paulo, e contou com duas versões mais que especiais: Across The Universe, dos Beatles e Dias de Luta, do IRA!, além de belas interpretações de faixas do primeiro álbum, com destaque para Faça Alguma Coisa e Seu Troféu. Com contrato assinado com uma grande gravadora, a DeckDisc, a banda entrou em estúdio em 2006 para produzir o sucessor de Gram. A conexão entre excelentes letras e melodias cativantes resultou em Seu Minuto, Meu Segundo, um trabalho sóbrio, mas não por isso isento de momentos de profunda emoção, como nas faixas Melhor Assim e Antes do Fim. O álbum tem mérito de extrair o melhor da música pop, sem cair na atual vulgaridade do gênero, desprezado por boa parte da mídia e do público.

Confira abaixo a entrevista concedida pelo vocalistas, pianista, guitarrista, desenhista e compositor do gram, o polivalente Sérgio Filho.

Atualizado em 6 Set 2011.