Guia da Semana

O Munhozstock é um festival mineiro que rola anualmente em Munhoz, a 143 quilômetros de São Paulo. Além promover shows de bandas independentes de várias partes do Brasil, também tem a sustentabilidade como foco.

Tudo começou quando Felipe Montanari, organizador do festival, decidiu reunir uns amigos e fazer um som para celebrar seu aniversário. “A idéia central era reunir o maior número de pessoas queridas e talentosas em um lugar paradisíaco e fazermos música como bem entendêssemos”, diz Felipe em uma entrevista ao Guia da Semana.

O festival, que acontece na nos dias 18 a 21 de Abril na propriedade da família de Felipe, fica em uma área que conta com refeitório, galpões de festa e acomodações -- quartos, cabanas e camping --, e e chega reunir até 400 pessoas por ano.

Veja a entrevista na íntegra com Felipe Montanari:

Como começou o Munhozstock?
O Munhozstock começou no dia 07/07/2007, dia do meu aniversário de 27 anos. Dá pra perceber que gosto da data e que o festival já estreou cabalisticamente. O palco era um "puxadão" de lona amarela, pallets no chão e equipamentos emprestados. Foram, aproximadamente umas 70 pessoas, das quais 30 eram músicos excelentes.

Como você faz a curadoria das bandas?
Cada ano temos uma política para escolher as bandas. Até a edição anterior, fazíamos um "concurso" e escolhíamos as melhores candidatas junto com a equipe de produção. Este ano, resolvemos chamar as bandas que achamos ter a ver com a cara desta edição, ou seja, seleção-a-dedo. Desta forma, podemos criar dias temáticos (World-sexta, Rock-sábado e Regional-domingo) e costurar as apresentações com sets de DJs também selecionados a dedo.

Ah! Então vocês também convidam DJs?

Este é o primeiro ano com DJs. Isso porque quisemos imprimir a identidade de Festival de Bandas/Música ao Vivo no decorrer destes 8 anos. Eu, particularmente, tinha receio de chamar DJs pois poderiam confundir com um festival de música eletrônica, o que é completamente diferente do nosso.

E a sustentabilidade? Onde entra?
Desde a compra do sítio, o quesito sustentabilidade sempre foi muito abordado. Onde havia apenas terra e pedras, plantamos árvores. A Cachoeira era escondida e mal cuidada. Fomos nos adaptando com captação da água da chuva, coberturas feitas de banners de propaganda, iluminação através de garrafas pet e composteira para os restos orgânicos. Na área que havia somente terra dura e pedra, nós plantamos eucalipto -- que foi responsável por nos fornecer 80% da madeira que usamos nas construções de novas estruturas. A água vem de uma mina que brota debaixo de uma linda árvore. Nós criamos uma maneira de captar esta água, jogá-la em uma caixa d'água e bombeá-la pra nosso sítio. A "sobra" volta para o açude de onde vem a água.

Como você vê o Munhozstock?
O Munhozstock nasceu de uma vontade minha de ser um micro-cosmos de um evento perfeito, segundo minha opinião, ou seja:

• Limpo: produzimos pouquíssimo lixo e tudo é separado para reciclagem - orgânico vira adubo.

• Horários comuns a todos: costumamos desligar o palco às 2h00 da manhã para que as pessoas possam curtir o silêncio da montanha e se reunir na fogueira que se transforma em um gigantesco picadeiro.

• Correto: o que mais prezo em um evento é a organização e sinceridade. Nossos preços são ultra justos, a alimentação é super saudável (vegetariana), as bebidas são de primeira linha e todos podem entrar com comida e bebida que quiserem e utilizar a cozinha do camping que é enorme e totalmente equipada com pia e um super fogão a lenha.

Curtiu? Os ingressos custam R$329 (+ camping) e R$399 (ônibus saindo de SP + camping). Para maiores informações é só mandar um email para [email protected] ou [email protected].

Atrações que se apresentam no Munhozstock?

Bandas
Cérebro Eletrônico
Família Gangsters
Xaxado Novo
Orkestra Bandida
Tokyo Savannah
Loungtude 46
Pedro Loop
Rock Munhoz
King Rock Shorts
Gestos Sonoros

DJs
Mauro Farina
Tatá Aeroplano
Paulo Papaleo
Montanari
Raoni
Miagy
Eder FM
Fornox

Artes
Gabriela Winter
Lenna Bahule
Bruno Duarte

Por Juliana Andrade

Atualizado em 2 Abr 2014.