Guia da Semana

Hoje em dia podemos considerar insanidade um artista cantar algo que fuja da onda do politicamente correto, qualquer trecho de uma música que soe como preconceituoso pode selar o fim de sua carreira. Só que há alguns anos isso era algo até que normal na música brasileira.

+ Ouça 7 hits criados com base em brigas entre cantores
+ 10 documentários da música nacional para assistir online
+ Conheça 10 aplicativos indispensáveis para quem curte música

Pensando nisso e nos protestos contra tudo, o ObaOba fez uma seleção com algumas músicas cuja a letra fala mais do que deveria. Confira:

"E o Espetáculo Continua" - Roupa Nova

O Roupa Nova, considerado o grupo preferido das titias, se daria muito mal com a comunidade LGBT ao usar o termo 'bicha' na canção acima. O certo seria eles falarem homossexuais ou gays.

Pior trecho: "Nova revista e todo mundo de olho nela. Muita corista velha. Bicha no palco e na plateia".

"Bruto, Rústico e Sistemático" - João Carreiro & Capataz

Outros cantores que arranjariam encrenca para a cabeça são João Carreiro e Capataz com a música extremamente machista e homofóbica "Bruto, Rústico e Sistemático". A galera da internet não iria perdoar a dupla sertaneja e com certeza a hashtag #SertanejosHomofóbicos estaria nos TTs.

Pior trecho: "Sistema que fui criado, ver dois homem abraçado, pra mim era confusão. Mulher com mulher beijando. Dois homens se acariciando, meu Deus que decepção. Mas nesse mundo moderno, não tem errado e nem certo, achar ruim é preconceito. Mas não fujo à minha essência, pra mim isso é indecência. Ninguém vai mudar meu jeito".

"Pobre Paulista" - Ira!

Essa música do Ira!, escrita pelo Edgard Scandurra, já deu muito problema no passado, mas se fosse em 2014, eles certamente seriam crucificados por pregarem o bairrismo e também pela letra xenofóbica.

Pior trecho: "Não quero ver mais essa gente feia. Não quero ver mais os ignorantes. Eu quero ver gente da minha terra. Eu quero ver gente do meu sangue".

"Lôrabúrra" - Gabriel o Pensador

Considerado por muita gente um verdadeiro pensador, Gabriel pegou pessado com a música "Lôrabúrra". Além de fazer muitas loiras inteligentes quererem pintar o cabelo, a letra é extremamente ofensiva por usar os termos 'cadela' e 'mulher-objeto'.

Pior trecho: "À procura de carros. À procura de dinheiro. O lugar dessas cadelas era mesmo no puteiro".

Vale Tudo - Tim Maia

Tim Maia era genial, mas tem uma música dele que os homens que gostam de homens e as mulheres que gostam de mulheres não curtem nem um pouco. Poxa Tim, se é vale tudo, então deixa o pessoal dançar com quem quiser.

Pior trecho: "Só não vale dançar homem com homem. Nem mulher com mulher. O resto vale".

"Mulher Indigesta" - Noel Rosa

Até o poeta Noel Rosa pisou na bola. Na música "Mulher Indigesta", ele incentiva a violência contra mulher. Se o Queixinho cantasse a canção esse ano, certamente ele ia rodar com a Lei Maria da Penha.

Pior treho: "Mas que mulher indigesta, indigesta! Merece um tijolo na testa".

"Silvia" - Camisa de Vênus

Outro que falou merda contra as mulheres foi Marcelo Nova. Ao afirmar que todo homem que sabe o que quer pega o pau pra bater na mulher, ele vacilou feio. Iria ganhar a hashtag "EuNãoMereçoSerSilvia facilmente.

Pior trecho: "Todo homem que sabe o que quer pega o pau pra bater na mulher. Ô Silvia".

"Fricote" - Luis Caldas

Essa é clássica, mas não poderia deixar de entrar na lista. Luis Caldas mandou muito mal ao mexer com o cabelo da mulher negra. Em 2014, essa música seria pior ainda por causa do trecho que o negão começa a gritar. #AsFeministasPiram

Pior trecho: "Nega do cabelo duro. Que não gosta de pentear. Quando passa na baixa do tubo. O negão começa a gritar".

"Matador de Passarinho" - Rogério Skylab

Que ele é crazy todo mundo sabe, mas Rogério Skylab passaria por uma situação bastante constrangedora com os ativistas do PeTA e com os veganos, que certamente exigiriam uma explicação sobre essa música.

Pior trecho: "Aqui tem tanta Andorinha, Cambaxirra, Quero-quero, Rouxinol e Juriti que servem de tiro ao alvo para espantar o tédio e o vazio do existir. Matador de passarinho".

Por Leonardo Paladino

Atualizado em 10 Abr 2014.