Guia da Semana

Por Humberto Baraldi


Divulgação

Após diversos movimentos sociais, como os dos hippies em 1960, por volta de 1975 surge mais uma ação juvenil que visava "mudar o mundo". Considerado por muitos apenas um modismo, cujo interesse era a afirmação de uma personalidade, não envolvendo intencionalmente questões éticas, políticas ou sociais, o tal movimento, chamado de punk, foi caracterizado, quase que totalmente, por um estilo baseado em música, moda e comportamento.

A primeira manifestação punk, o estilo punk rock, aconteceu nos Estados Unidos com a banda The Ramones. O grupo revitalizou a cultura rock and roll (músicas curtas, simples e dançantes) e o estilo rocker/greaser (jaquetas de couro, camiseta branca, calça jeans, tênis e o culto a juventude, diversão e rebeldia). O recém-nascido ritmo trouxe o princípio da música super-simplificada (pouco mais que três acordes, facilmente tocados por qualquer pessoa sem formação mínima musical). Da América, a nova mania partiu para a Europa.



Na Inglaterra, o espírito renovador do punk rock misturou-se a uma situação de tédio cultural e decadência social. Admirador dos Ramones, Mark Perry abandona seu emprego e produz a primeira fanzine punk, a Sniffin´ Glue (em português, cheirando cola), com a intenção de promover a nova agitação cultural.

Foi no continente europeu que o movimento Punk encontrou o seu lado mais radical. Os Sex Pistols, antes uma banda de punk-rock comum, passaram a usar suásticas e outros símbolos nazi-fascistas, comunistas e sadomasoquistas, num agressivo deboche aos valores políticos, morais e culturais.

Além de ridicularizar clássicos do rock and roll, os hits da banda costumavam demonstrar um profundo pessimismo e niilismo, agredindo diretamente diversos elementos da cultura vigente. As roupas ganharam itens sadomasoquistas, pregos, pinos, rasgos e retalhos.

O sarcasmo na música, a reutilização de roupas, a crítica social, o desprezo pelas ideologias e o pessimismo definiram a primeira encarnação do que hoje o mundo conhece sobre a cultura punk. A partir de 1977 esta postura tornou-se um fenômeno impactante na maior parte do mundo e pouco a pouco foi se transformando e dando origens a sub-gêneros.

(*) Matéria principal

Atualizado em 6 Set 2011.