Por Humberto Baraldi
Divulgação |
![]() |
A banda inglesa New Order foi formada por três ex-integrantes do Joy Division: Bernard Sumner (guitarra), Peter Hook (baixo) e Stephen Morris (bateria), após o suicídio do vocalista Ian Curtis. No início, alguns jornalistas acreditavam que o nome do grupo, que em português quer dizer "nova ordem", fazia referências a Adolf Hitler. Na realidade, o termo utilizado pelos integrantes significava uma nova fase na carreira dos músicos.

Depois de algumas apresentações ao vivo como trio, Gillian Gilbert entrou para a banda, assumindo os teclados e a guitarra, enquanto Bernard Sumner se consolidava como vocalista. O primeiro single do New Order veio em 1981. No mesmo ano, os caras lançaram o compacto Procession, que antecedeu o lançamento de Movement, o primeiro álbum, um marco para o rock eletrônico.
Apesar do novo disco possuir ainda características depressivas e monolíticas do Joy Division, o New Order começou a investir em música eletrônica. Por conta dessa mudança de direcionamento musical, que aconteceu gradualmente, grande parte do público considera a morte de Ian Curtis como o marco que separa radicalmente os dois grupos, Joy Division e New Order.

Muitos críticos acreditam que os New Order foram os pioneiros na ligação da musica electrónica ao rock e revolucionaram a que é hoje conhecida como Dance Music.

Em 2005, o conjunto lançou Waiting For The Siren´s Call, um CD que repete a fórmula do seu antecessor, Get Ready (2001), marcado pelo som da guitarra. Singles como Krafty e Jetstream foram muito bem recebidos. A banda atualmente está em turnê e Peter Hook já afirmou que há músicas suficientes para um novo disco. Vamos aguardar!
Atualizado em 6 Set 2011.