Guia da Semana

Os discos de vinil voltaram com tudo. Até pouco tempo atrás, eles eram coisa de colecionador e ninguém dava muita bola, já que primeiro as fitas K7, depois os CDs e atualmente a internet se tornaram meios mais fáceis de consumir música. Mas de uns tempos para cá o cenário tem mudado bastante. Pode ser pela qualidade da música ou até pela nostalgia, os LPs estão ganhando espaço e destaque na indústria fonográfica, que tem registrado um aumento significativo nas vendas de vinil no mundo todo.

+ Maneiras criativas de espalhar arte e cultura pela cidade
+ Melhores discos nacionais de 2014
+ Conheça iniciativas de cultura e lazer fora do centro de São Paulo

O vinil, para quem não sabe, foi inventado nos anos 1940 para substituir os discos de goma-laca de 78 RPM, por ser mais leve, maleável e resistente, além de ter uma capacidade de armazenamento bem maior que seu antecessor. Eles viraram febre nos anos seguintes a sua invenção, até que na década de 1990 as fitas K7 e mais tarde o CD e o MP3 começaram a ganhar cada vez mais espaço, tornando o vinil obsoleto.

Depois de alguns anos no esquecimento, os LPs voltaram com tanta força que até os principais lançamentos mundiais estão ganhando uma versão no formato, como é o caso de Lazaretto, novo trabalho de Jack White, que se tornou o vinil mais vendido dos últimos vinte anos, como o ObaOba te mostrou. No início de 2014, o site OficialChards fez uma lista com os LPs mais vendidos do ano na Inglaterra, que pode ser acessada aqui, e conta com AM, do Arctic Monkeys, Rave Tapes, do Mogwai, e High Hopes, do Bruce Springsteen, nas primeiras três posições.

A boa notícia para os amantes do vinil é que este crescimento nas vendas tende a se manter, já que um novo público está sendo formado para consumi-los. O jornal americano The New York Times noticiou que bandas como National, Vampire Weekend e a dupla francesa Daft Punk, que tem um público predominantemente jovem, também aumentaram bastante as vendas no formato. Até discos das antigas ganharam novas edições, coisa que há algum tempo era impensável. Clássicos dos Beatles, Rolling Stones, Bob Dylan e Led Zeppelin foram reeditados e ganharam uma nova versão que também está vendendo bastante. Este é o caso de Celebration Day, um vinil triplo remasterizado do Led Zeppelin, que é um dos discos mais vendidos pela Amazon atualmente.

Existem aproximadamente 42 fábricas de disco de vinil no mundo e uma delas, a única brasileira, chamada Polyssom, se encontra no Rio de Janeiro. Eles fecharam as portas há algum tempo, mas reabriram em 2008 por conta da demanda crescente no país pelo produto. Na Inglaterra, o BPI, organismo que cuida da indústria musical britânica, registrou um aumento de 100% na vendas de discos de vinil em 2013, em relação ao ano anterior. Nos Estados Unidos, a maior fábrica do formato no país, a United Record Pressing, anunciou que iria dobrar sua capacidade de produção e, com ela, outros fabricantes seguiram pelo mesmo caminho.

Voltando para São Paulo, se você se empolgou com as boas novas e está morrendo de vontade de aumentar ou até mesmo começar uma coleção de discos, nós preparamos um roteiro para você encontrar os famigerados e procurados bolachões na metrópole.

Galeria do Rock: Na galeria, que fica no centro da cidade, há uma infinidade de lojas de disco e se a vontade de procurar for grande, é possível encontrar de tudo por lá. Dica: Vá primeiro na Baratos e Afins, que fica no segundo andar da galeria. A loja é bem tradicional e tem LPs novos, usados e por todos os preços.

Livraria Cultura: A Cultura entrou na onda da nova demanda por discos e tem uma sessão só para eles, que vem crescendo com o tempo. Lá é possível encontrar os maiores lançamentos nacionais e internacionais e alguns clássicos reeditados, todos novinhos em folha. O único problema, porém, é o preço, que costuma ser alto.

Feira da Benedito Calisto: Todo sábado, das 9h às 19h, rola uma feira de antiguidades na praça Benedito Calixto, próxima ao metrô Faria Lima. Por lá da para encontrar de tudo, inclusive discos, já que algumas barraquinhas são dedicadas exclusivamente a eles. Tem para todo gosto e para todo preço, pechinchando dá para encontrar de tudo.

Feira de Discos: Ela é realizada bimestralmente, sempre em algum ponto distinto da cidade. A última edição foi na Vila Madalena e a próxima deve acontecer no mês de outubro. Já deixa anotado na agenda porque o evento é um prato cheio para quem gosta de discos, pois além de reunir uma porção deles, é também um bom ponto de encontro para conhecer outros amantes do formato e trocar uma ideia, ou na melhor das hipóteses, uns discos.

Feirão 1 Milhão de LPs: Uma das melhores oportunidades de encontrar bons discos com um preço melhor ainda. No feirão, que acontece no bairro da Mooca, qualquer disco custa R$5,00. É uma boa pedida para quem está sem dinheiro e não quer perder boas oportunidades. Neste final de semana, sábado, dia 23, e domingo, dia 24, ele acontecerá dás 8h às 18h na Rua da Mooca e na Rua do Observatório.

Por Mariana Zoboli do Carmo

Atualizado em 22 Ago 2014.