Guia da Semana

Por Humberto Baraldi


Divulgação

Sob o comando de Farrokh Bulsara, um grupo musical é considerado "o melhor conjunto britânico de todos os tempos". Até aí, muita gente pode não fazer idéia de quem se trata. Mas se ao invés de Bulsara, fosse escrito o nome artístico Freddie Mercury, com certeza, muitos iriam acertar na mosca e responderiam de cara que a tal banda chama-se Queen. Para alegria geral dos fãs, o grupo que fez grande sucesso entre 1970 e 1991 está no topo da lista dos mais mais, segundo uma pesquisa realizada este mês pela rádio BBC, na Inglaterra. Beatles, Rolling Stones e Oasis vieram na seqüência.

Dentre os 20.000 ouvintes ingleses entrevistados, o grupo mais lembrado foi o Queen. Formada em 1970 e composta por Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon, a banda vendeu mais de 200 milhões de álbuns ao longo da carreira. Em 1991, quando Mercury morreu em conseqüência de uma doença acarretada pelo vírus da Aids, o conjunto viu o fim de seu enorme sucesso. "Mesmo assim, nunca iremos esquecer este quarteto que revolucionou o rock mundial", comenta o brasileiro Reinaldo Kramer, integrante de uma banda cover que traz no set list melodias do Queen.



Um dos momentos mais emocionantes para os fãs foi em 1992, quando o público lamentou a perda de Freddie no The Freddie Mercury Tribute Concert, realizado no estádio Wembley de Londres. Artistas como Elton John, Guns N´ Roses, George Michael e Metallica, juntamente com os integrantes remanescentes do Queen, tocaram os maiores sucessos da banda.

Mesmo com a morte de Mercury, o grupo, menos John Deacon (que saiu do conjunto), ainda reaparece de vez em quando, tocando em um projeto chamado We will Rock You Queen com vários artistas.



Em 2004, Brian May e Roger Taylor participaram de um concerto em prol das vítimas da Aids, tendo como vocalista, Paul Rodgers. O evento foi determinante na decisão de se fazer uma nova turnê do Queen em 2005, inicialmente batizada de Queen + Paul Rodgers´s Tour 2005. Mas, com a desistência do baixista Deacon, os integrantes da banda procuraram alternativas para completar a sua formação. Portanto, vale esperar por este tão aguardao retorno!

Mas não é de agora que o Queen é lembrado em pesquisas. Recentemente, a indústria musical revelou que o melhor show de rock já realizado no planeta foi o dos ingleses, no concerto Live Aid, em 1985, no estádio de Wembley, em Londres. Mais de 60 artistas, jornalistas e executivos do mercado fonográfico participaram da pesquisa, que foi apresentada em um programa do Canal 4 da TV britânica. Da-lhe Queen!

Apesar de sempre estarem na mídia, muita gente não conhece muitas peculiaridades sobre estes caras. Mas o Guia da Semana solta algumas delas. Para começar, os Queen contribuíram muito para Hollywood. Os músicos fizeram parte das trilhas dos filmes Flash Gordon e Highlander. Várias outras películas tiveram músicas deles, incluindo Águia de Aço, Quanto Mais Idiota Melhor, Pequenos Guerreiros, Máquina Quase Mortífera, Super Size Me - A Dieta do Palhaço, Coração de Cavaleiro, e Shaun of the Dead.

Um fato cômico ocorreu no concerto de Saarbrucken, na Alemanha, em agosto de 1979. Roger Taylor costumava tingir os cabelos naquela época, para que ficassem mais claros. Mas, no dia do espetáculo, algo deu errado e as suas madeixas ganharam uma "belíssima" coloração verde-fosforecente. Não houve jeito de resolver o problema e Roger subiu ao palco assim mesmo.

E é claro que o performático Mercury não poderia ficar de fora destes detalhes pouco divulgados pela imprensa. Só para ter uma idéia, antes de ser cantor do Queen, Freddie foi campeão de tênis de mesa. Também se dava bem lutando boxe na época de escola. Formado em Ilustração e Design, foi o criador do logotipo da banda e responsável pelas capas dos primeiros discos do grupo.

Outra boa do mundo Queen, é que os membros da banda costumavam viajar em aviões separados, para que no caso de algum deles morrer num acidente, o restante continuaria com a banda. Por essa muitos fãs também não esperavam, não é?!

Saiba mais sobre os vitoriosos na pesquisa:

1º Lugar - Queen
Conheça um pouco sobre a banda inglesa liderada por Freddie Mercury.

2º Lugar - Beatles
Leia sobre a banda de Lennon, McCartney, Ringo Starr e Harrison.

3º Lugar - Rolling Stones
Saiba curiosidades sobre o grupo musical liderado por Mick Jagger.

4º Lugar - Oasis
Veja quem é o herdeiro direto dos Beatles.

Atualizado em 6 Set 2011.