Guia da Semana


A Orquestra deBerimbaus foi originada a partir de encontros informais, no Morro do Querosene, na região do Butantã, em São Paulo, comandados por Dinho Nascimento e alguns amigos, onde reuniam jovens para tocar berimbau e jogar capoeira. Em 2000, já atuando como profissionais, Dinho Nascimento dirigiu a orquestra no Espetáculo Étnico, apresentado aos presidentes dos países que participaram da XIX Reunião do Conselho do Mercado Comum do Mercosul, realizado em Florianópolis (SC).

Quatro anos depois, durante as comemorações do 452º aniversário da cidade de São Paulo, o grupo se apresentou no Parque D. Pedro e na Praça do Patriarca, em ambos regidos pelo músico Aluá Nascimento. Em 2007, participaram do festival internacional PercPan (evento direcionado à percussionistas do mundo inteiro). No final do mesmo ano, se fixou a formação atual da orquestra, integrada por Bico-Duro, Cecília Pellegrini, Décio Sá, Dja, Droca, Fábio Salém, Fernando Soares, Gabriel Nascimento, Gilvan Capoeira, João Nascimento, Jorge Fofão e Paulinho Baraúna.

A partir de 2008, o grupo passou a participar de diversos eventos, como a OFF-Flip (Paraty/RJ), na igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito; na Virada Cultural 2008; Virada Cultural Paulista 2009, na cidade de São José do Rio Preto. Ainda em 2009, foram condecorados com o título "Ponto de Cultura", do Programa Mais Cultura (uma iniciativa do Ministério da Cultura em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura. Na mesma época foram selecionados pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria Estadual de Cultura - ProAC nº 18, em que conquistaram o direto de gravar um disco inédito.

No final de 2010, gravaram o primeiro CD, Sinfonia de Arame, que contou com as participações de Nasi (também morador do Morro do Querosene), Orquestra de Tambores de Aço, Quarteto Pererê e Tião Carvalho. O show de lançamento foi realizado no Auditório Ibirapuera, na capital paulista.

Foto: Divulgação

Atualizado em 6 Set 2011.