Guia da Semana

Não é de hoje que o mundo da animação ganhou um papel importante dentro do cenário musical, muitas bandas consagradas e também menos conhecidas já escolheram o lado dos desenhos para representar seus videoclipes e se saíram muito bem. Apelando para um lado mais surrealista e deixando um pouco de lado a realidade, a linguagem usada dentro das animações é vasta e muitas vezes acaba se encaixando melhor na tradução visual de uma música do que o cenário real.

+ 10 covers para colocar na sua playlist
+ 10 músicas marcantes de seriados
+ Ouça Recess novo álbum do Skrillex

Escolhemos a dedo alguns clipes de animação que valem a pena cada minuto! Tem rock, pop, eletrônico e muito mais. Vem conferir com a gente:

Pearl Jam: Do The Evolution

A música faz parte do álbum ''Yield'' de 1998 e é uma alta crítica à sociedade por todo o prejuízo que o ser humano causa ao meio ambiente para manter seu conforto e modo de vida sofisticado. O clipe foi co-dirigido por Kevin Altiri, diretor de animação.

Radiohead: Paranoid Android

Faixa do álbum Ok Computer de 1997, a banda se juntou com o criador da série ''Robin'', Magnus Carlsson, para criar esta obra-prima chamada Paranoid Android. O videoclipe resume de uma forma inteligente o comportamento da sociedade, unindo algumas das futilidades que o ser humano acumula ao longo da vida e por aí vai. O clipe é de 97, mas cabe muito bem aos dias de hoje, não é mesmo?

Peter, Bjorn & John: Young Folks

Após muito tempo de carreira, a banda sueca conseguiu estourar com este single graças aos assobios melódicos que encantaram o público logo de cara. O clipe não traz muitas novidades, mas ele criou uma harmonia tão grande com a música que até ganhou um Grammis (Premiação Sueca) em 2007. Ele foi dirigido por Ted Malmros e animado por Graham Samuels.

Gorillaz: Clint Eastwood

Não tem como deixar a banda Gorillaz passar em branco dentro de uma matéria sobre animação, afinal, eles são exatamente isso! :) O grupo se lançou oficialmente com o clipe Clint Eastwood e logo encantou o público com uma pegada mais obscura e fazendo referência a vários trabalhos como Amanhecer dos Mortos, Michael Jackson e Três Homens Em Conflito (filme do Clint Eastwood).

Daft Punk: One More Time

Um clássico dentro do mundo dos clipes sem sombra de dúvidas. A animação faz parte de uma série japonesa lançada pela banda em 2003 que tem o nome de Interstella 555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem e foi produzida por Toei Animation e Akira Matsumoto.

Avenged Sevenfold: A Little Peace Of Heaven

O clipe tem a-pe-nas 8 minutinhos de uma mistura de canibalismo, amor não correspondido e algumas outras situações macabras que traduzem fielmente a canção. A música é uma faixa do álbum Avenged Sevenfold lançado em 2007 e é um dos grande sucessos da banda.

Pitty: Na Sua Estante

O clipe foi lançado em 2005 e não existe uma alma nesse Brasilzão que não se emocionou com a história do robôzinho e seu amor platônico. :( A animação foi desenhada por Sérgio Guilherme Filho e foi um dos videoclipes brasileiros produzidos em animação que mais se destacou no cenário musical.

Pink Floyd: Welcome To The Machine

A música faz parte do álbum ''Wish You Were Here'' de 1975. Dentro do contexto criado pela canção, podemos ver a clara relação que a banda faz do homem com a sociedade capitalista e como a mesma faz o ser humano se adequar a ela, muitas vezes tendo que fazer sacrifícios.

O Rappa: Súplica Cearense

Lançado em 2009, a música faz parte do álbum ''7 vezes'' e foi feito totalmente computadorizado. O vídeo retrata o povo do nordeste e a situação que eles passam nas épocas de seca.

Mika: Lollipop

O clipe é totalmente girly e descontraído! A história conta uma versão diferente da Chapeuzinho Vermelho e foi dirigido pela irmã do cantor Mika. Com diversos elementos e um grande abuso do mundo das tipografias, o single estourou no Reino Unido e depois na América.

Frejat: Segredos

Criado pela produtora Consequência Filmes, em 2007, o clipe encantou a todos com a saga vivida pelo personagem (que no caso era o cantor Frejat) para alcançar a lua. A história é simples, mas os efeitos especiais e o acabamento impecável deixam qualquer um apaixonado pela animação.

Linkin Park: Breaking The Habit

A música faz parte de um dos CDs mais bem sucedidos da banda, o Meteora. Lançado em 2004 e produzido por Joe Hahn e supervizionado por Kazuto, a animação partiu para referências da cultura anime.

Soundgarden: Black Rain

Um tanto quanto recente, o clipe foi lançado em 2010 e contou com a produção de Brendon Small, conhecido pelo seu desenho Metalocalypse. A história nada mais é do que a luta da banda para derrotar um monstro que pretende destruir a cidade de Seattle.

Red Hot Chilli Peppers: Love Rollercoaster

Gravado em 1996, o clipe conta com a participação especial de Beavis & Butt-head, dois grandes personagens de animação da televisão americana criada por Mike Judge. No clipe, a banda está em um parque de diversões com os dois e andam de montanha russa, além de tocarem instrumentos.

Por Juliane Romanini

Atualizado em 10 Set 2014.