Guia da Semana

Para sentir o compasso desse ritmo tão brasileiro, nada como a terra do samba, o Rio de Janeiro. É na capital carioca que estão algumas das melhores casas do país dedicadas a este ritmo e também se reúnem os mais famosos cantores e tradicionais grupos. Samba de raiz, pagode, rodas de samba, qual é a sua preferência?

+ Confira 22 pagodes para relembrar os anos 90
+ Confira os melhores endereços do samba em São Paulo

Seja qual for a sua procura, há opções para todos os gostos. E o melhor, ao lado da boa música, é a chance de soltar o corpo e descobrir por que tanta gente ama ficar só no sapatinho e curtir a animação ao lado de pessoas bonitas, um bom petisco e uma cerveja gelada!

Beco do rato

O local mistura samba, cinema, poesia e choro e já foi palco para músicos como Luiz Melodia, Walter Alfaiate, Wilson Moreira, Beth Carvalho e muitos outros soltarem a voz. Funciona desde 2005 e é comandado pelo mineiro Márcio Pacheco.

Rua Joaquim Silva, 11 - (21) 2508-5600 Leia mais

Pagode da Tia Doca

O nome é uma referência a Doca, que foi pastora da velha-guarda da escola de samba Portela. Filhos, primos e sobrinhos de Doca se reúnem para tocar sambas de raiz e pagode. A casa é dedicada a novos compositores.

Rua João Vicente, 219 - (21) 2458-8030 Leia mais

Clube Renasccença

Já são 62 anos de história do local, que mantém, semanalmente, duas rodas de samba. Na segunda-feira, o lendário Moacyr Luz comanda o Samba do Trabalhador. Já no sábado, Renato Milagres está à frente do Encontro de Bambas.

Rua Barão de São Francisco, 54 - (21) 3253-2322 Leia mais

Carioca da Gema

Com três ambientes, salão e varanda, o local apresenta o melhor do samba e tem, ainda, o projeto Novos Bambas do Velho Samba, para apresentar novos talentos.

Avenida Mem de Sá, 79 - (21) 2221-0043 Leia mais

Bar semente

Um dos mais tradicionais pontos do samba carioca, que já lançou nomes como Tereza Cristina, abriga rodas de samba e de choro. Uma das curiosidades é que a casa tem em sua decoração obras de artistas locais.

Rua Evaristo da Veiga, 149 - (21) 2507-5188 Leia mais

Trapiche Gamboa

O tradicional samba de roda é o carro-chefe da casa, que tem também ritmos como o jongo, a ciranda, o maracatu. Funciona de terça a sexta com muita gente bonita

Rua Sacadura Cabral, 155 - (21) 2516-0868 Leia mais

Atualizado em 26 Dez 2013.