Guia da Semana

Longe de nós querer afirmar que a experiência e a sensação de assistir a um show ao vivo, lá da plateia, com aquela energia toda rolando, seja algo substituível por um sistema Dolby Surround, uma imagem de LED-LCD e um sofá.

+ Os clipes mais longos da história
+ 13 videoclipes censurados pela TV
+ Videoclipes inspirados no cinema

Porém, se não rolou assistir à apresentação sensacional do Bruce Springsteen no Rock in Rio, ou se você não pôde ir até o Japão ver a volta do Nine Inch Nails, ou se perdeu o Estúdio MTV da diva Gal Costa, não se preocupe. O YouTube tá aí pra gente sentir o mínimo gostinho de ver (ou rever) os shows mais incríveis que aconteceram em 2013.

Pra facilitar um pouco a sua vida, listamos abaixo algumas das performances mais memoráveis deste ano disponíveis pra galera assistir no maior canal de vídeos da internet:

Criolo e Emicida

Os dois maiores nomes da atualidade do rap e hip hop nacional fizeram um show histórico no Espaço das Américas, em São Paulo. Tudo foi devidamente registrado e até acabou virando um DVD. A apresentação, que contou com a participação do Mano Brown, é toda em preto e branco e está na integra no YouTube.

Bruce Springsteen – Rock in Rio V

O carisma do cantor norte-americano conquistou o publico durante a sua apresentação no Rock in Rio V e por isso, Bruce entra nesta lista não só pelo por ser um show ótimo que está disponível no YouTube, mas também por ter sido um dos melhores do ano. O cara ficou mais de duas horas e meia no palco e ainda trocou a maior ideia com a galera.

Justin Timberlake - iTunes Festival

Em 2013, Justin foi o cara! Tudo começou quando Timberlake apresentou o álbum “The 20/20 Experience” durante o Super Bowl - fazia seis anos que o cantor não lançava algo novo. A faixa "Suit & Tie", que ele gravou com Jay-Z, foi o carro chefe do disco e rapidamente dominou as paradas de sucesso no mundo inteiro. Se não bastasse, seus shows tiveram ingressos esgotados rapidamente em diversos países.

Blur – Coachella

A qualidade desse show não está lá essas coisas, mas está na nossa lista porque marcou a volta de uma das bandas mais importantes do rock britânico, quiçá a mais importante. O Blur foi uma novela - tá ligado aqueles casais que vivem terminando e voltando? Então... eles se separaram umas três vezes, mas mesmo assim, Damon Albarn e sua trupe nos palcos é sempre importante.

Gal Costa – Estúdio MTV

Gal é um dos maiores nomes da música brasileira e foi a primeira artista a participar do Estúdio MTV, uma série de shows que teve diversos artistas nacionais convidados e que marcou o final das atividades da emissora no Brasil. A cantora apresentou o repertório do show “Recanto”, álbum idealizado por Caetano Veloso, Moreno Veloso e Kassin. Nesse show, você vai ver Gal Costa usando e abusando de elementos eletrônicos.

Depeche Mode - Live in Vienna

O tempo passa, o tempo voa, e o Depeche Mode continua na ativa. No começo do ano, eles lançaram o "Delta Machine", 13° álbum de estúdio da carreira da banda. O primeiro single, "Heaven", fez sucesso com o público e mostrou um lado mais balada-romântica do grupo. Já "Soothe My Soul", lançada em maio, resgatou com modernidade a pegada dançante e eletrônica do Depeche. O Live in Vienna foi um show exclusivo de lançamento do "Delta Machine" - tanto que a banda tocou meio setlist só com músicas deste disco mescladas com hits de outros tempos. No vídeo, dá pra ver que Dave Gahan continua com fôlego suficiente pra dar suas reboladas no palco.

Nine Inch Nails - Fuji Rocks Festival

Esse foi o primeiro show ao vivo de fato do NIN, depois da banda ficar cinco anos fora dos palcos. O mais incrível é que a apresentação antecedeu o lançamento de "Hesitation Marks" - álbum lançado em setembro deste ano que agradou, e muito, a crítica. Neste show, a plateia pôde escutar, em primeira mão, duas faixas inéditas do novo disco, "Copy of A" e "Find My Way", e o já divulgado single "Came Back Haunted" - sem contar que o visual do show é um espetáculo à parte.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 16 Dez 2013.