Guia da Semana



Incompreendidos, estigmatizados, esquecidos ou injustiçados. Na lista divulgada em meados do ano pelo site da revista Rolling Stone, 25 nomes subestimados pela mídia e pelo público encaixam-se em um ou mais desses perfis. Encabeçada pelo músico norte-americano Tom Waits, a seleção tem por mérito recordar bandas desconhecidas da grande maioria das pessoas, mas que tiveram papéis fundamentais na história do rock.

A discussão, sempre pautada pela controvérsia, nunca agrada aos fãs mais ortodoxos. Segundo a Rolling Stone, alguns dos nomes que compõem a lista alcançaram um reconhecimento muito abaixo do que mereciam - caso do Sonic Youth, Talking Heads e Tom Petty, entre outros. Nesse campo, podem-se incluir ainda outros pesos-pesados da música, como David Bowie, Van Morrison, Beach Boys e Velvet Underground. Já na categoria que envolve renegados pela grande mídia e pelas massas, prevalece certo teor relativista, capaz de resgatar tesouros perdidos na história.

Longe dos holofotes

Quando desembarcaram no Brasil, em 2005, para uma única apresentação no TIM Festival, os norte-americanos do Wilco, 23º posição da lista, passaram despercebidos por grande parte do público. Com uma vasta bagagem nas costas e críticas positivas de sobra, acabaram obliterados pelo rock insosso dos Strokes, sensação daquele evento. Assim como o Wilco, nas últimas duas décadas muitos outros grupos traçaram histórias sólidas longe dos holofotes.

Grant Lee Buffalo
Canções arrebatadoras, espalhadas por quatro excelentes álbuns lançados entre 1993 e 1998, eram a marca registrada do Grant Lee Buffalo. Guiada pelo espírito western, a banda de Los Angeles reuniu generosas doses de country, folk e rock, forjando preciosidades como Fuzzy, The Hook, Honey Don´t Think e Truly, Truly, que embora tenha chamado a atenção de boa parte da mídia americana, não obteve o reconhecimento que merecia. Aclamados pela imprensa britânica como um dos melhores grupos de todos os tempos, o Stone Roses não conseguiu causar em terras estrangeiras o mesmo impacto sentido por seus conterrâneos. Considerado o melhor álbum da história por publicações tradicionais, como o jornal The Observer e a revista New Musical Express, The Stone Roses lançou as sementes do britpop, influenciando um vasto leque de artistas.

Liderado por Shane MacGowan, os Pogues alcançaram a 17º posição da lista aproximando o rock da música folk irlandesa. Responsável pela famosa releitura de Dirty Old Town, a banda gravou seu nome na história do punk mesclando violinos e flauta com baixo e guitarra. Mais célebres que os irlandeses, o Sonic Youth é outro grupo apontado pela revista como injustiçado. Embora tenha arrebanhado milhares de fãs nos quatro cantos do planeta em mais de duas décadas de história, os pais do indie rock permanecem distantes das grandes rádios e emissoras de TV. Goo, Dirty e Washing Machine são alguns dos discos lançados pelo conjunto que simplesmente redefiniu a maneira se fazer rock nos anos 80 e 90. Outro nome que influenciou uma legião de artistas e segue cultuado em guetos musicais dispersos é o dos Talking Heads, banda que teve os geniais David Byrne e Brian Eno em sua formação e cujo maior sucesso é a canção Psycho Killer.

Os americanos do Wilco
No decorrer das últimas décadas, o fluxo de bandas que surgem pré-rotuladas como divisoras de águas tem sufocado muitos trabalhos de qualidade. Soma-se a isso a possibilidade cada vez maior de divulgação proporcionada pela internet - o que torna cada vez mais difícil separar o joio do trigo - e fatalmente se perderá artistas de qualidade ímpar, restritos a um pequeno número de fãs e críticos.

Os 25 artistas mais subestimados - Rolling Stone
1º Tom Waits
2º The Replacements
3º Cheap Trick
4º Sonic Youth
5º Warren Zevon
6º Big Star
7º The Pharcyde
8º Roxy Music
9º Talking Heads
10º Bob Seger
11º The Hold Steady
12º Fugazi
13º The Cramps
14º The New York Dolls
15º The Band
16º The Cars
17º Pogues
18º Alice Cooper
19º Dinosaur Jr
20º Sleater-Kinney
21º Husker Du
22º Devo
23º Wilco
24º Tom Petty
25º Ween


Outros artistas subestimados
? The Stone Roses
? Grant Lee Buffalo
? Yo La Tengo
? Kraftwerk
? PJ Harvey
? Blur
? Cat Power
? Teenage Fanclub
? Pixies
? Nick Cave


Fotos: myspace.com

Atualizado em 6 Set 2011.