Guia da Semana

Foto: Divulgação

O encontro do Mombojó com o Eddie é um dos destaques.

O grito da independência dos apaixonados por música, cinema e artes é dado este mês! A segunda edição do Festival Outubro Independente dissemina manifestações culturais do cenário independente, com uma programação ainda mais diversificada. São 31 dias recheados de shows, filmes, literatura, oficinas e debates. A maioria com entrada gratuita, exceto algumas sessões de cinema de R$ 1,00. Criado pelo CCJ, o evento tem apoio da Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo.

Uma festa na rua, em pleno centro de São Paulo, abre o festival no primeiro dia do mês. O palco montado em frente à Galeria Olido se inspira no conceito europeu de squat party. Projeções, discotecagens internacionais e uma série de intervenções sonoras e artísticas integram o espetáculo, realizado em parceria com o coletivo Voodoohop.


Shows o mês todo

Foro: Patrícia Araújo

O Cidadão Instigado apresenta o cd "Uhuuu", em 17 de outubro.

Na cena musical brasileira, destaque para o encontro dos pernambucanos do Mombojó com Eddie; a presença cearense do Cidadão Instigado; e os irmãos Arrigo Barnabé, com o duo Clara Crocodilo, e Paulo Barnabé com a Patife Band. O instrumental é representado pelos gaúchos da Pata de Elefantes; os recifenses de A Banda de Joseph Tourton; o sexteto de Brasília Satanique Samba Trio e o projeto paulistano Chankas, de Fernando Cappi, guitarrista do Hurtmold.

O Festival apresenta ainda a Final do Hip Hop DJ 2010 e o repertório só de vinis de rap brasileiro do projeto solo de KL Jay. O samba tem vez com a Dona Ivone Lara e o Samba da Vela; o eletrônico, com Pilosamples; e o punk, com o encontro de The Squintz, Garotos do subúrbio, Deserdados e Excluídos.

Entre as atrações internacionais, São Paulo recebe pela primeira vez o sou nd system de Jah Shaka, mestre da cultura e sonoridade da Jamaica, no show em frente ao CCJ. No mesmo local, toca o rapper britânico Chali 2na, integrante do lendário Jurassic 5. Já o CCSP, é palco da mistura de ska, dub e eletro dos norte-americanos do The Eternals, com direito a abertura do Hurtmold; além da Indi(e)fusa, banda vencedora do festival de música independente de Córdoba, Argentina.

Foto: Damon Locks

O The Eternals encerra o festival em show aberto pelo Hurtmold.

A produção cultural independente de quase 100 eventos invade as ruas do centro, o CCSP (Centro Cultural São Paulo), o CCJ (Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso), a Galeria Olido, além das bibliotecas Alceu Amoroso Lima, Cora Coralina, Érico Veríssimo, Rubens Borba de Moraes.

Confira a programação completa de shows!

Cinema, artes e debates

Além da belíssima safra de bandas da cena atual, o evento exibe também mostras de cinema independente, com mais de 30 filmes nacionais e internacionais, entre curtas, médias e longas-metragens. Um ciclo de debates aborda a produção no meio cinematográfico, musical, literário e ligado às artes em geral. A importância atual das ferramentas digitais e o fortalecimento das relações entre os artistas para buscar formas alternativas de produzir e distribuir também entra na esfera de discussões.

A arte urbana do graffiti ganha espaço em exposições e o hip hop discutido é encontros no CCJ, que traz ainda workshops sobre técnicas usadas em produção de HQ's. Outro destaque do centro cultural são as oficinas de literatura, dança, MC, beatbox além da criação de pedais e efeitos, com a banda Fóssil. Intervenções artísticas e performances de coletivos nas bibliotecas e mostras multimídias completam a programação do Festival Outubro Independente.

Confira as outras programações!

Atualizado em 1 Dez 2011.