Guia da Semana

Por Humberto Baraldi


Divulgação

Após oito anos sem gravar um disco de inéditas - o último foi As Cidades em 1998 -, Chico Buarque adentra as lojas brasileiras com Carioca. O álbum marca a estréia do artista na gravadora Biscoito Fino e para muitos críticos é um dos trabalhos mais melancólicos da carreira.

Repleto de arranjos e direção musical de Luiz Cláudio Ramos, maestro de Buarque desde os anos 70, e produção de Vinícius França, o CD traz 12 faixas, sendo que nove fazem parte da nova safra.

Uma das inspirações do artista, o cinema é tema de quatro hits. Além de As Atrizes e Ela Faz Cinema, o set list inclui duas canções compostas especialmente para trilhas sonoras, como Sempre, tema de O maior amor do mundo, próximo filme de Cacá Diegues, e Porque era ela, porque era eu, do filme A Máquina, de João Falcão.

Em Imagina, valsa que encerra o disco, o cinema foi também o motivo da parceria entre Chico e Jobim. Considerada a primeira melodia de Tom, composta em 1947, recebeu letra de Buarque 36 anos depois, para o filme Para viver um grande amor, de Miguel Faria Jr. Agora, o artista grava a música pela primeira vez e convidou a cantora Mônica Salmaso para dividir com ele os vocais, além de Daniel Jobim no piano.

O novo trabalho traz ainda mais quatro parcerias: Leve, com Carlinhos Vergueiro; Bolero Blues, com o baixista Jorge Hélder; Ode aos Ratos, composta com Edu Lobo; e Renata Maria, com Ivan Lins.

Para completar, aparece o hit Outros Sonhos, no qual Dominguinhos toca seu acordeom; Subúrbio e Dura na queda, melodia que já foi gravada por Elza Soares.

O disco
Carioca (2006)
Hits: Subúrbio; Outros Sonhos; Ode aos Ratos; Dura na Queda; Porque Era Ela, Porque Era Eu; As Atrizes; Ela Faz Cinema; Bolero Blues; Renata Maria; Leve; Sempre; Imagina.
Preço sugerido: R$ 31,00



Atualizado em 6 Set 2011.