Guia da Semana

Divulgação
Kaiser Chiefs


Conheça um pouco mais sobre cada uma das atrações do Planeta Terra 2008. Os artistas estão em ordem alfabética.

Animal Collective
A cultuada banda norte-americana de rock experimental, originária de Baltimore, é formada por músicos "avant-garde" que atualmente se dividem entre Nova Iorque, Washington e Lisboa: Avey Tare (David Portner), Panda Bear (Noah Lennox), Deakin (Josh Dibb) and Geologist (Brian Weitz). Cultuada por uma legião de fãs, sua música apresenta uma diversidade de estilos que misturam elementos psicodélicos com a influência da folk. Seus trabalhos têm a característica de parecer sempre experimentais, com diversos estilos e idéias em cada álbum.

Bloc Party
Criada em 2002 na cidade de Essex, Bloc Party é uma banda britânica de art rock, pós-punk e indie rock, formada por Russel Lissack (guitarra), Gordon Moakes (baixo), Kele Okereke (vocal e guitarra) e Matt Tong (bateria). Seguindo a linha traçada nos anos 80 por bandas como Joy Division e The Cure e incrementando elementos inovadores a esse velho movimento do pós-punk, Bloc Party é hoje considerada uma das maiores bandas em atividade, com apenas três CD´s lançados.

Brothers of Brazil
Com carreiras solo bem definidas e diametralmente opostas, os irmãos Supla e João Suplicy fizeram o que muitos pensaram ser impossível: um projeto em comum. Brothers of Brazil é o resultado do punk rock de Supla (bateria e violão), e da MPB - com fartas doses de bossa nova - de João (violão e piano). O resultado desta mistura inusitada tem sido visto e aplaudido na Europa e EUA, onde os dois têm se apresentado. As músicas misturam português e inglês e provam que o entrosamento está no sangue.

Calvin Harris
Disputado por festivais de todo o mundo, onde tem tratamento de estrela, o produtor escocês Calvin Harris está no topo do olimpo eletrônico mundial. Seu álbum de estréia foi considerado pela crítica como um sopro de jovialidade, com seu electro funk "safado". Por outro lado, suas produções e remixes para artistas como Kylie Minogue são sempre destaque nas pistas do mundo inteiro.

Curumin
Um dos grandes nomes da música contemporânea brasileira, ainda pouco conhecido por aqui, Curumin conquistou o público americano ao misturar samba, dub, soul, hip hop e funk. Vendeu mais de 15 mil discos nos Estados Unidos e ainda caiu nas graças de nomes estrelados como DJ Shadow e Natalie Portman. Segundo o jornal The New York Times, o cantor, compositor e multi-instrumentista paulistano, batizado Luciano Nakata Albuquerque, é "um dos músicos jovens mais espertos da cena musical brasileira e mestre em samba funk". Ele já soma quatro bem-sucedidas turnês em solo americano.

DJ Mylo
Com a insólita formação em Filosofia, Psicologia e Fisiologia e um inacabado PhD em Filosofia pela UCLA, o escocês Myles Maclnnes começou a dar seus primeiros passos em produção musical em 2001, quando adotou o nome artístico Mylo. Três anos depois, lançava seu primeiro disco, Destroy Rock´n´Roll, pelo seu próprio selo, Breastfed Recordings, emplacando o single Drop the pleasure, sucesso em todos os festivais e pistas de dança por onde passou. Foi requisitado para fazer remixes para astros do porte de Kylie Minogue, Amy Winehouse, Scissor Sisters, The Killers e Moby, que chegaram aos primeiros lugares das paradas. Seguiram-se outros grandes hits, como In my arms, Dr. Pressure e Muscle Car.

Felix Da Housecat
Felix Da Housecat é um dos mais aclamados e reconhecidos produtores de música eletrônica dos últimos tempos. Criado em Chicago, Felix era um jovem grafiteiro quando começou a se interessar pela emergente cena de house music de sua cidade. Sua carreira começou aos 15 anos, quando foi apadrinhado pelo DJ Pierre, um dos pioneiros da acid house. O aluno rapidamente se tornou um produtor excepcional e hoje é dono do conceituado selo Radikal Fear Records, um dos mais importantes de Chicago.

Foals
Formada em Oxford, Inglaterra, em 2005, a banda Foals define sua música como uma mistura de indie rock e dance punk, influenciada por nomes como Gwen Stefani, Talking Heads e o compositor minimalista Steve Reich, entre outros. Formada por Yannis Philippakis (vocais e guitarra), Jack Bevan (bateria), Jimmy Smith (guitarra), Edwin Congreave (teclados) e Walter Gervers (baixo), a banda é presença certa nos principais festivais de rock alternativo internacionais.

Kaiser Chiefs
Ex-membros do grupo de rock de garagem Parva, formada em 1997, os atuais membros do Kaiser Chiefs decidiram voltar às suas origens e adotar um som indie, ajudando-os a atingir uma grande popularidade no Reino Unido e posteriormente no mundo inteiro. O single de estréia, Oh My God, foi lançado em maio de 2004 e sua venda se esgotou em três dias. Na seqüência, I Predict a Riot levou o grupo às mídias nacional e internacional. Seu álbum de estréia, Employment, foi lançado em 2005, com excelente aceitação da crítica. O último disco da banda, Yours Truly, Angry Mob, de 2007, trouxe o single Ruby, que caiu no gosto do público e se espalhou pela internet e pela televisão.

Mallu Magalhães
Com apenas 16 anos, a cantora Mallu Magalhães é um dos maiores destaques do cenário musical brasileiro. Com 12 anos, a paulista começou a fazer aulas de violão e também a escrever suas primeiras composições, em inglês, influenciada pelo folk de Bob Dylan. Aos 15, ela gravou e disponibilizou suas músicas na Internet, tornando-se um fenômeno e atraindo milhares de fãs. Filmou então clipes para suas canções e passou a dar entrevistas para veículos especializados como Rolling Stone, MTV Brasil, e para os programas Altas Horas e Programa do Jô.

Mau Mau
Referência da música eletrônica no Brasil, DJ Mau Mau completa 21 anos de uma bem-sucedida carreira musical, que inclui participação nos maiores festivais do gênero no Brasil e no mundo. Lançou os álbuns Music is my life, em 2003, e Arts Plug and Soul, em 2007. No início da carreira, ainda como DJ Maurício, fez história no famoso Madame Satã, em São Paulo, seguindo depois para casas como Sra. Krawitz. A partir de 1994, depois de uma estada inspiradora em Londres, onde conheceu grandes clubes como o Final Frontier, adotou o nome Mau Mau ao assumir o Hell´s Club. De lá para cá, mantém-se como um dos mais importantes DJs brasileiros, influenciando as novas gerações da música eletrônica.

Spoon
Formada em 1993, nos Estados Unidos, por Britt Daniel (vocal, guitarra); Jim Eno (bateria); Rob Pope (baixo) e Eric Harvey (teclado, guitarra, percurssão e backing vocal), Spoon é uma banda de rock essencialmente alternativo. Seus integrantes a classificam como uma banda que abrange do indie rock ao rock´n´roll, passando pelo folk, mas com um estilo característico underground. A Spoon é presença constante nos principais festivais de rock alternativo do mundo.

The Breeders
The Breeders é uma banda de indie rock formada em 1988 como um projeto paralelo de Kim Deal, do Pixies, e Tanya Donelly, do Throwing Muses. Aclamado pela crítica e com um público fiel que segue suas apresentações pelo mundo a fora, a banda permanece como uma referência para o rock alternativo feminino.

The Jesus and Mary Chain
Uma das mais importantes bandas de rock alternativo da cena mundial, a Jesus and Mary Chain foi formada em 1984 pelos irmãos Jim Reid e William Reid, conhecidos por unir melodias inspiradas no rock dos anos 60 (Beach Boys, The Who) ao som sujo e distorcido criado com pedais e amplificadores. Em 1999, após uma série de brigas, os irmãos Jim e William Reid anunciariam o fim do Jesus and Mary Chain. Mas em abril de 2007 a dupla se reuniu novamente para participar do famoso festival Coachella, na Califórnia. Uma das principais atrações da noite de abertura do festival, a performance foi aclamada pelo público e pela crítica. Jim e William surpreenderam tocando as principais canções da carreira e até uma faixa inédita. Foi o suficiente para voltarem à ativa. Atualmente os irmãos Reid estão em estúdio para a gravação de seu novo CD, 10 anos depois do último sucesso do grupo, o Munki.

The Offspring
The Offspring se formou em 1984, quando dois amigos de escola em Orange County, Dexter Holland e Greg K decidiram formar uma banda de punk rock após assistirem um show do conjunto Social Distortion. O primeiro álbum, The Offspring, foi lançado em vinil e vendeu 3.000 cópias. Em 1992, assinaram contrato com a gravadora Epitaph e lançam o segundo álbum, Ignition, que ultrapassou a casa de 1 milhão de álbuns vendidos pelo mundo. Depois de turnês pelos Estados Unidos e Europa, a banda se consolidou definitivamente na cena mundial com o lançamento de Smash, vendendo mais de 11 milhões de cópias em todo o mundo e tornando-se o álbum lançado de forma independente mais vendido de todos os tempos. Em 1997, já pela Columbia, lançam Ixnay on the Hombre, e no ano seguinte a banda volta ao topo das paradas com Americana. O single Pretty Fly, colocado à disposição na Internet, atingiu a impressionante marca de 22 milhões de downloads em poucas semanas. O álbum vendeu mais de 10 milhões de cópias. Em 2000 lançaram Conspiracy of One e em 2003, Splinter. Depois de cinco anos, o grupo volta com Rise and Fall, Rage and Grace.

Vanguart
Em Mato Grosso, uma banda folk-rock vem despontando com um trabalho que merece muito a atenção do público brasileiro: a Vanguart. Formada por Hélio Flanders, voz, violão-folk, gaita; Reginaldo, baixo e voz; o canadense David Dafré na guitarra; Luis Lazzaroto, teclados e vocais; Douglas Godoy, bateria, o grupo reúne bons instrumentistas, arranjos simples e eficientes, criatividade e boas composições. O ainda garoto Hélio, com pouco mais de vinte anos, lidera a banda compondo e interpretando praticamente todas as músicas. Suas influências são assumidas e passam por Beatles, Bob Dylan, Nick Drake, Velvet Underground, Neil Young. Ao violão e às guitarras tradicionalistas, adicionam melodias pop, timbres psicodélicos e jogos de vocais - detalhes que fazem toda a diferença. Há quase dois anos a banda vem se apresentando em festivais independentes pelo país.

Atualizado em 6 Set 2011.