Guia da Semana
Shows
Por Redação Guia da Semana

Ponto de Equilíbrio

Fique por dentro de uma das maiores bandas de reggae roots do Brasil.



 Consideradoum dos maiores grupos de reggae do Brasil, o octeto Ponto de Equilíbrio iniciou sua trajetória em 1999, no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro. Com uma proposta musical voltada para a música jamaicana de raiz, os cariocas conquistam a cada show uma nova legião de fãs.

 

Em 2000, eles gravaram uma fita demo, que trouxe os singles Árvore do Reggae, Lágrimas de Jah, Rastafará, Odisseia na Babilôniauma - este último, nova roupagem para o clássico de Bob Marley, Soul Rebel. Com isso, o Ponto de Equilíbrio conquistou um público maior. O segundo CD, também em formato de demo, foi lançado em 2003 e contou com dez faixas. Esse trabalho foi o embrião do que seria o primeiro álbum do grupo, Reggae a Vida com Amor, de 2004, que a gravadora carioca Deckdisk distribuiu em todo o país. As músicas Aonde Vai Chegar? (Coisa Feia), Ponto de Equilíbrio, Poder da Palavra e Só Quero o Que é Meu caíram no gosto dos regueiros de plantão, abrindo caminho no cenário nacional desse gênero musical. Ainda em 2004, o CD Reggae a Vida com Amor conquistou disco de ouro, com mais de 50 mil cópias vendidas.

 

A primeira turnê internacional aconteceu em 2006, pela Europa, onde o octeto passou pelas cidades lusitanas de Lisboa e Porto. No ano seguinte, veio o disco Abre a Janela, que marcou a estreia do próprio selo da banda, Kilimanjaro - em 2008, o álbum foi relançado durante mais uma excursão europeia, que desta vez passou pelas cidades de Berlim (Alemanha), Trena (Noruega), Porto e Lisboa (Portugal) e no mesmo ano a banda participou do maior festival de reggae do planeta, o Rototom Sunsplash, em Osoppo, na Itália.

 

O disco mais recente da trupe, Dia Após Dia Lutando, foi lançado em 2009 e contou com as participações especiais de Marcelo D2, Jorge Du Peixe (vocalista da Nação Zumbi) e dos jamaicanos do Don Carlos & The Congos. O trabalho de sonorização ficou por conta de Daniel Ganjaman, Daniel Felix, Buguinha, Victor Rice e Yellow P. Atualmente, o grupo é formado por Helio Bentes nos vocais, Pedro Pedrada no baixo, Márcio Sampaio na guitarra base, Tiago Caetano nos teclados, Marcelo Campos na percussão, Lucas Kastrup na bateria e André Sampaio na guitarra solo. Em abril de 2011, os cariocas se apresentaram ao lado da lendária banda de reggae britânica Steel Pulse, no Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação / My Space Oficial
Site oficial: http://www.bandapontodeequilibrio.com.br/

 


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Sandy e Junior: 21 músicas que queremos ouvir na turnê "Nossa História"

Shows

Sandy e Junior confirmam turnê comemorativa de 30 anos; primeiro show é em Recife, dia 12 de julho

Shows

10 atrações brasileiras que você não vai querer perder no Lollapalooza 2019

Shows

7 atrações do Lollapalooza 2019 que vêm ao Brasil pela primeira vez

Shows

9 shows imperdíveis em São Paulo em março de 2019

Shows

Trocas do Rock in Rio Card começam nesta quarta-feira (6); saiba mais!

Shows