Guia da Semana



Consideradoum dos maiores grupos de reggae do Brasil, o octeto Ponto de Equilíbrio iniciou sua trajetória em 1999, no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro. Com uma proposta musical voltada para a música jamaicana de raiz, os cariocas conquistam a cada show uma nova legião de fãs.

Em 2000, eles gravaram uma fita demo, que trouxe os singles Árvore do Reggae, Lágrimas de Jah, Rastafará, Odisseia na Babilôniauma - este último, nova roupagem para o clássico de Bob Marley, Soul Rebel. Com isso, o Ponto de Equilíbrio conquistou um público maior. O segundo CD, também em formato de demo, foi lançado em 2003 e contou com dez faixas. Esse trabalho foi o embrião do que seria o primeiro álbum do grupo, Reggae a Vida com Amor, de 2004, que a gravadora carioca Deckdisk distribuiu em todo o país. As músicas Aonde Vai Chegar? (Coisa Feia), Ponto de Equilíbrio, Poder da Palavra e Só Quero o Que é Meu caíram no gosto dos regueiros de plantão, abrindo caminho no cenário nacional desse gênero musical. Ainda em 2004, o CD Reggae a Vida com Amor conquistou disco de ouro, com mais de 50 mil cópias vendidas.

A primeira turnê internacional aconteceu em 2006, pela Europa, onde o octeto passou pelas cidades lusitanas de Lisboa e Porto. No ano seguinte, veio o disco Abre a Janela, que marcou a estreia do próprio selo da banda, Kilimanjaro - em 2008, o álbum foi relançado durante mais uma excursão europeia, que desta vez passou pelas cidades de Berlim (Alemanha), Trena (Noruega), Porto e Lisboa (Portugal) e no mesmo ano a banda participou do maior festival de reggae do planeta, o Rototom Sunsplash, em Osoppo, na Itália.

O disco mais recente da trupe, Dia Após Dia Lutando, foi lançado em 2009 e contou com as participações especiais de Marcelo D2, Jorge Du Peixe (vocalista da Nação Zumbi) e dos jamaicanos do Don Carlos & The Congos. O trabalho de sonorização ficou por conta de Daniel Ganjaman, Daniel Felix, Buguinha, Victor Rice e Yellow P. Atualmente, o grupo é formado por Helio Bentes nos vocais, Pedro Pedrada no baixo, Márcio Sampaio na guitarra base, Tiago Caetano nos teclados, Marcelo Campos na percussão, Lucas Kastrup na bateria e André Sampaio na guitarra solo. Em abril de 2011, os cariocas se apresentaram ao lado da lendária banda de reggae britânica Steel Pulse, no Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação / My Space Oficial
Site oficial: http://www.bandapontodeequilibrio.com.br/

Atualizado em 6 Set 2011.