Guia da Semana

Sete anos depois do tumultuado show, os Racionais MCs voltaram a se apresentar na Virada Cultural. A expectativa era grande: tanto do público, que lotou os arredores do palco Júlio Prestes para ver Mano Brown, como da organização, para precaver qualquer tumulto.

O show começou 20 minutos adiantado e o palco estava cheio de amigos do grupo, como ja tradicionalmente acontece. A formação era original e a força das músicas dos Racionais continua a mesma.

O público vibrou, cantou e ergueu as mãos em sinais com músicas como "Mil faces de um homem da leal - Marighella" e "Vida loka parte 1". A única coisa que mudou de sete anos para cá talvez seja a atitude de Mano Brown.

"Olha que multidão. A falta de um é a de milhões. Não pode faltar ninguém na volta. Nem vocês ai em cima do telhado que parecem que não querem voltar" disse Mano Brown, preocupado com a segurança de seus fãs. O cuidado em especial foi coma uma galera que subiu numa laje próxima ao show.

Brown aproveitou também para criticar algumas atitudes do público da Virada Cultural "A gente fala da polícia, mas ontem estive aqui de madrugada e vi muita covardia nas ruas do centro. Vários malandros 'ramelando', se agredindo, se desrespeitando.O que vi ontem no Centro está longe de ser evolução", criticou o rapper. Mas, apesar dos panos quentes, não deixou de provocar a polícia com a letra de "Artigo 157".

O público que cantava junto todas músicas do grupo de rap era o mais diversficado possível. De boyzinhos curiosos até a fiel galera do Capão. Juntos, entoaram clássicos do Racionais como "Negro Drama", "Diário de um Detento", entre outras. Perto do fim do show, o vocal ainda criticou o sistema de educação brasileiro e disparou: "O rap precisa de gente de caráter, não de malandrão".

Sete anos depois daquele tumultuado show, o Racionais encerrou sua apresentação na Virada Cultural com "Vida Loka Parte 2". Um show inesquecível para quase 100 mil trutas, sem nenhuma treta.

Por Edson Castro

Atualizado em 21 Mai 2013.