Guia da Semana



Com mais de 15 anos de carreira, o grupo de ska punk californiano Reel Big Fish iniciou sua trajetória em meados dos anos 90, liderados pelo vocalista Aaron Barrett. Ele assumiu o posto após a saída de Ben Guzman. Após diversas mudanças na formação da banda, a primeira fita demo foi gravada em 1992, intitulada In The Good Old Days. Porém, foi em 1995, com o lançamento do álbum Everything Sucks, pela gravadora independente Mojo Records, que eles conquistaram o circuito underground. Com a ótima repercussão, chegou às lojas o segundo disco, Turn The Radio Off, no ano seguinte - que resultou na primeira turnê por todo os Estados Unidos.

Em 1997, o videoclipe do single Sell Out estourou na MTV americana, comprovando a boa fase do grupo. Na sequencia foi lançado o CD Why Do They Rock So Hard?, mas que não obteve o sucesso do disco anterior. Em 2002, o conjunto deixou o ska menos evidente no álbum Cheer Up!, para abusar mais do hard rock. Na mesma época, eles gravaram o primeiro DVD The Show Must Go Off. Três anos depois, veio o quinto trabalho de estúdio, We´re Not Happy ´Til You´re Not Happy, também baseado mais no rock, com uma pegada mais punk.

Em 2006, o grupo tentou boicotar o lançamento de uma coletânea da Jive Records, pois já não eram mais contratados dela. Nesse período, criaram o próprio selo, por onde gravaram o álbum Our Live Album is Better Than Your Live Álbum (CD duplo + DVD), que trouxe a regravação do grande sucesso do The Cure, Boys Don´t Cry - em uma versão em estilo ska punk. O disco seguinte, Monkeys For Nothin´ And The Chimps For Free, de 2007, contou com a uma nova roupagem para a música I´m Her Man (lançada originalmente no CD Everything Sucks).

Dois anos depois, chegou às lojas o álbum Fame, Fortune and Fornication, com dez faixas de covers de bandas, como Poison (Talk Dirty to Me) e The Eagles (The Long Run). No mesmo ano, foi lançado o DVD Live! In Concert!, gravada em sua terra natal, e trouxe 20 sucessos da carreira. No início de 2011, o Reel Big Fish anunciou mais uma passagem pelo Brasil, marcada para junho do mesmo ano, nas cidades de Curitiba, Criciúma, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. A primeira incursão dos californianos por terras brasileiras foi em outubro de 2008, para dois shows, nas cidades de São Paulo e Curitiba. Atualmente, o grupo é formado por Aaron Barrett (vocais e guitarra), Derek Gibbs (baixo), Dan Regan (trombone), John Christianson (trompete), Matt Appleton (saxofone e backing vocal) e Ryland Steen (bateria).

Foto: Divulgação / Myspace oficial

Site oficial: http://www.reel-big-fish.com/

Atualizado em 6 Set 2011.