Guia da Semana
Shows
Por Redação Guia da Semana

Relembrar Lennon

Nas celebrações do 70º aniversário de nascimento e 30º de morte de John Lennon, shows, festivais e relançamentos acontecem em todo mundo. Confira a história de vida do artista e o que vem por aí.

Fotos: divulgação



O mais vanguardista dos Beatles, John Lennon não se ateve somente à companhia e sucesso dos garotos de Liverpool. Foi o primeiro a se desgarrar da banda e, junto com Yoko Ono, mudou seus conceitos musicais para pregar temas pacifistas e fazer crítica social. Ironicamente, sua carreira encerrou em 8 de dezembro de 1980, quando foi alvejado a tiros por um fã diante do prédio onde morava, em Nova York. Seus ideais persistem ainda hoje, tornando a memória do cantor mais viva do que nunca, próximo aos 30 anos de ausência.

Origem e história

Filho único, John Winston Lennon nasceu em 9 de outubro de 1940, em Liverpool. Devido a poucas condições financeiras e o abandono paterno, foi criado pela tia, com frequentes visitas da mãe, que faleceu, quando ele tinha 18 anos. Era pouco dedicado na escola, mas a inclinação para música era visível desde pequeno. O violão foi seu primeiro instrumento musical.

Foi no ambiente acadêmico que fundou a banda de rock Quarryman, posteriormente convertida em Beatles. Junto a Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, Lennon assumiu gêneros que vão do rock and roll dos anos 50, passando pelo folk, psicodélico e incorporando até elementos da música clássica. Com canções como Let It Be, Love Me Do, Strawberry Fields Forever, Michelle, All You Need Is Love e Hey Jude, o grupo ganhou uma popularidade imensa na década de 60, transformando-se em um dos mais famosos de todos os tempos.



Em 1966, John conheceu Yoko Ono, casando-se três anos depois. Essa união foi fundamental para separá-lo dos outros integrantes, inicialmente buscando a carreira solo, até que a banda anunciou oficialmente o fim, em 1970. Junto com Yoko, John Lennon fez aparições polêmicas para a imprensa, pregando o pacifismo e gravou o álbum Give Peace a Chance.

O maior sucesso da carreira solo foi o disco Imagine, que se tornou um hino à paz. Ficou recluso por cinco anos para a imprensa, voltando aos estúdios em 1980 para gravar o disco Double Fantasy. O single (Just Like) Staring Over estava subindo nas paradas quando Lennon foi assassinado. O crime chocou o mundo e ajudou a estabelecer o nome do artista entre as grandes figuras do século 20. Após a sua morte, no Central Park, oásis verde no coração de Nova Iorque, foi criado um local que recebeu o nome de Strawberry Fiels, uma clara referência à infância pobre do gênio em Liverpool.

Rememorar

Para comemorar o que seria seu 70º aniversário de nascimento, em 9 de outubro, estão programados diversos eventos para homenagear e cultuar a memória de John Lennon. Yoko Ono vai passar o aniversário na Islândia, onde acende o memorial da Torre de Paz Imagine, situado na ilha de Vioey. O grupo We Are Plastic Ono Band, de Ono, programou shows de homenagem em Los Angeles, em 1 e 2 de outubro, que devem ter Iggy Pop e Lady Gaga como convidados. Já em 5 de outubro, serão relançados oito álbuns solo do cantor, além de coleções novas intituladas John Lennon Signature Box.



Este ano, o vídeoartista Sam Taylor-Wood retratou Lennon no cinebiografia Nowhere Boy. Além disso, o cantor aparece em imagens inéditas no documentário LennonNYC. Em 12 de novembro, acontece um concerto beneficente no Beacon Theatre, em Nova Iorque. Entre os cantores convidados, estão Jackson Browne, Patti Smith, Cyndi Lauper, Aimee Mann e Shelby Lynne. A renda será destinada à Fundação Tocando para Mudar, entidade beneficente que promove a paz por meio da música e constrói escolas musicais nos países em desenvolvimento.

Liverpool, a cidade natal do artista, programa um festival de música, artes, filmes e poesia. O show tributo, Lennon Remembered, acontece no Echo Arena com espectativa para 11 mil pessoas. A comemoração de aniversário será realizada no Cavern Club, casa de eventos onde os Beatles foram descobertos. Curada por Julina, filho do músico e sua primeira mulher Cynthia, a mostra sobre a vida de John, White Feather: Spirit of Lennon, faz parte das comemorações. O festival começa no dia do seu aniversário e segue até 9 de dezembro. O ano de 2010 marca também meio século de formação dos Beatles e 40 anos de separação da banda.


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Mais de 12 shows imperdíveis em São Paulo em abril de 2019

Shows

Sandy e Junior no Brasil em 2019

Shows

Sidney Magal faz show no Quintal do Espeto Tatuapé no dia 11 de abril; saiba mais!

Shows

Sandy e Junior: 21 músicas que queremos ouvir na turnê "Nossa História"

Shows

Sandy e Junior confirmam turnê comemorativa de 30 anos; primeiro show é em Recife, dia 12 de julho

Shows

10 atrações brasileiras que você não vai querer perder no Lollapalooza 2019

Shows