Guia da Semana

Divulgação

Com todo o sucesso da banda irlandesa U2 é impossível alguém deixar de seguí-los ou até imitá-los. Em boa parte do mundo, os astros servem de inspiração para a maioria dos jovens. E no Brasil, não é diferente. Por aqui, essa história começou a emplacar na década de 80 e foi nessa época que surgiram os primeiros grupos covers. "Os fãs consideram apenas um conjunto brasileiro capaz de imitá-los perfeitamente. O nome deles é U2 Cover Brasil", informa Adra Garcia, diretora do fã-clube Ultraviolet-U2.

Precursores do movimento cover da banda no país e após várias apresentações em bares de São Paulo, o U2 Cover Brasil ( www.u2cover.com) surgiu oficialmente em 1998. Atualmente formado por Éverson Cândido, Luciano Menezes, Luciano Lobato e Wagner Adami Jr, os artistas fazem shows por todo o Brasil. "O som é muito parecido ao original. Como não tenho sempre o U2 de verdade por perto, nunca perco os shows dos covers", ressalta Adra.

Decididos a continuar seguindo os passos do U2, o conjunto já gravou muitos programas de televisão como Domingão do Faustão (Globo), Jô Soares (Globo), Vídeo Show (Globo), MTV no Ar (MTV), entre outros.

Outro destaque neste mundo das imitações, é a banda U2 Cover Rio ( www.u2coverrio.com.br). A estréia oficial dos músicos aconteceu também em 1998 no Shopping Iguatemi, no bairro carioca de Vila Isabel. Desde então, os caras se apresentam em casas noturnas, espaços culturais, clubes, shoppings e universidades da cidade carioca.

Então fãs, aí vai uma dica: se bater aquela saudade do U2, vale a pena procurar por um destes grupos. Realmente eles são quase gêmeos...

Atualizado em 6 Set 2011.