Guia da Semana

Viver em São Paulo não é uma tarefa fácil. Independente de você ser um fruto legítimo da terra ou um imigrante que fincou suas raízes por aqui, é bem correto afirmar que cada coração que pulsa na nossa capital nutre um sentimento muito forte pelos monumentos, prédios, ruas, avenidas e pessoas que vivem ao nosso redor.

+ Os melhores passeios do centro de São Paulo
+ As melhores vistas de São Paulo
+ 10 motivos para amar São Paulo


Talvez, para reles profissionais de qualquer outra área, demonstrar este sentimento não seja das tarefas mais fáceis, mas poetas, compositores e músicos já transcreveram e cantaram por aí sobre o o ódio e o amor – e a falta dele – em SP. Ouça:

Adoniran Barbosa – Trem das Onze

Esta é apenas a mais famosa das canções sobre a nossa capital que Adoniran Barbosa compôs. Retratando uma boa desculpa para voltar para casa, “Trem das Onze” fez do bairro do Jaçanã um dos mais famosos de São Paulo, mesmo que afastado e sem tantos atrativos. Em outras canções, Adoniran cita outros locais célebres de São Paulo, como o bairro do Brás, a Praça da Bandeira e a Av. 23 de Maio. Dentre todos os compositores que citaram SP em suas canções, nenhum soube traduzir com tanta simplicidade o viver paulistano como Adoniran.

Billy Blanco ­– Amanhecendo

“Vambora, vambora, olha a hora, vambora”. Sim, você cansou de acordar com estes versos – caso o seu despertador tenha sido um rádio-relógio sintonizado na Jovem Pan. “Amanhecendo” faz parte do disco “Sinfonia Paulistana”, lançado em 1974 pelo compositor Billy Blanco, um compilado de 15 faixas que mostram facetas da maior metrópole da América do Sul.

Itamar Assumpção - Sampa Midnight

Lançado em 1986, Sampa Midnight é o terceiro disco de Itamar Assumpção, bem como é o nome de uma das 25 canções compostas pelo artista que mais cantou São Paulo em sua carreira. Ao ouvir “Sampa Midnight” de olhos fechados, é fácil imaginar os locais citados na canção, como a Av. Paulista, a Consolação e alguns locais do nosso centro.

Geraldo Filme – Tradição

Se alguém um dia te falar que São Paulo não tem a mão boa para o samba, aumente o volume e coloque para tocar “Tradição”, um dos hinos da Vai-Vai, tradicional escola de samba do bairro do Bexiga, bem lembrada na canção de Geraldo Filme.

Caetano Veloso – Sampa

Baiano de nascença, Caetano Veloso tem em “Sampa” um de seus maiores sucessos. O seu primeiro verso está eternizado no famoso cruzamento entre a Av. Ipiranga com a Av. São João, bem como na memória e no coração dos paulistanos da terra e dos que escolheram o nosso céu esfumaçado e pouco estrelado para seguir seus destinos.

Criolo – Não Existe Amor em SP

A visão realista de Criolo sobre a “cidade cinza” se transformou em um dos hinos recentes da atual realidade paulistana. Ao afirmar que não existe amor em SP, o rapper mostra com suas singelas palavras que, apesar do calor brasileiro, São Paulo é uma cidade gelada.

Racionais MCs – Fim de Semana no Parque

Se você não sabe o que é ser pobre na zona sul de São Paulo, basta ouvir com atenção a faixa “Fim de Semana no Parque”, do Racionais MCs. Nos versos de Mano Brown, Edi Rock, sonhos e realidades são cantados desde 1993. Após 21 anos, nem tudo mudou.

Por Rodrigo Guarizo

Atualizado em 21 Jan 2014.