Guia da Semana
Shows
Por Leonardo Paladino

Shows imperdíveis da Virada Cultural 2014

Confira os principais shows que rolam nos dias 17 e 18 de maio em São Paulo.

O Teatro Mágico (Divulgação)

A 10ª edição da Virada Cultural acontece nos dias 17 e 18 de maio. Com muitas novidades e poucas atrações internacionais, nesse ano o evento conta com um maior número de artistas e também sofreu uma singela redução no número de palcos. Entre os principais destaques estão a inclusão de unidades dos CEUs e homenagens a artistas como Lupicínio Rodrigues, Dorival Caymmi, Reginaldo Rossi e Mussum.

+ Programação da Virada Cultural 2014 em São Paulo
+ Confira o nosso canal especial com tudo sobre a Virada Cultural 2014
+ Virada Cultural 2014 no SESC

A grande atração da Virada, assim como nos anos anteriores, é o Palco da Praça Júlio Prestes, que vai contar com o show de aberturada da banda Ira!, às 18h; seguido pela cantora baiana e ex-integrante dos Novos Baianos, Baby do Brasil, às 21h, do sábado. No domingo, as grandes atrações são a cantora mato-grossense Vanessa da Mata, que sobe ao palco a meia-noite; o grupo O Teatro Mágico, às 6h; e a volta do trio de rap RZO (Rapaziada da Zona Oeste), às 12h.

foto de Dexter e MV Bill

O Palco da Praça da República vai reunir grandes nomes da black music e artistas internacionais, com destaque para o guitarrista Stanley Jordan, que se apresenta às 20h; e o Paul Jackson Trio; às 22h, do sábado. Já no domingo, a volta do clássico grupo União Black é o grande destaque, assim como o show de Dexter e MV Bill (foto), às 8h, e o Projeto Nave com Marechal, KL Jay, Síntese, SNJ e Ogi, às 10h.

foto de Valesca Popozuda

No Largo do Arouche as principais atrações são a cantora Rosanah cantando a clássica "O Amor e o Poder", às 21h, do sábado. No domingo, a funkeira Tati Quebra Barraco quebra tudo à 1h; a Gang do Eletro, às 3h; a Brea na Garoa que convida Manuel Cordeiro, Dona Onete e Fafá de Belém, às 13h30. Lá por volta das 16h, a cantora Valesca Popozuda (foto) sobe ao palco para mandar muitos beijinhos no ombro e a Roberta Miranda encerra a programação às 18h.

foto Agent Orange

Para a galera do rock o Palco da Avenida São João esse ano traz a banda de progressivo Uriah Heep, às 23h, do sábado. No domingo, o cantor e guitarrista Mark Farmer toca à 1h; os californianos da Secret Chiefs 3, às 3h; os australianos do The Medics, às 5h; e para a alegria dos skatistas, a banda de punk rock Agent Orange (foto) se apresenta às 9h.

Se a sua intenção for ver artistas cantando e interpretando grandes discos, então não perca os palcos do Teatro Municipal e da Avenida Rio Branco. No teatro, o cantor Ednardo canta as músicas de seu clássico disco O Romance do Pavão Mysteriozo (1974), à 0h; e Elza Soares canta todas as faixas do A Bossa Negra (1961), às 15h.

foto Céu

Já na Rio Branco, os artistas Felipe Cordeiro, Otto, Alice Caymmi, Cidadão Instigado, Leo Cavalcanti, Lucas Santtana, Romulo Fróes, Curumin e Céu (foto) interpretam durante os dois dias alguns álbuns que marcaram a história da música, como Expresso 2222 (Gilberto Gil), Dark Side of the Moon (Pink Floyd), Gita (Raul Seixas), Transa (Caetano Veloso) e Catch a Fire (Bob Marley).

foto do Pagode 90

Para a galera do samba, o Palco da Luz vai trazer os bons shows de Riachão, às 21h; Monarco, às 23h; Mart'nália, à 1h; Originais do Samba em homenagem a Mussum, às 5h; Almir Guineto, às 9h; Nelson Sargento, às 11h; e Pagode 90 (foto), grupo de Chrigor, Salgadinho e Marcio Art, às 17h. Já no Largo General Osório, o samba paulistano agita o pessoal com Thobias da Vai-Vai, às 20h; Demônios da Garoa, às 10h; e Osvaldinho da Cuíca, às 14h.

foto Filipe Catto

Considerado o lugar ideal para os amantes de MPB e música contemporânea, o Palco da Libero Badaró traz os shows imperdíveis de Mariana Aydar, às 18h; SILVA, às 22h, Guilherme Arantes, à 0h; Marcelo Jeneci, às 2h; Filipe Catto (foto), às 6h; Tulipa Ruiz, às 10h; Tiago Iorc, às 14h; O Terno, às 16h; e a banda gaúcha Apanhador Só, às 18h. Dá para ficar durante horas por lá sem problemas!

foto de Planta e Raiz

Na pegada da música caribenha, o Palco da Barão de Limeira traz as apresentações da cantora Juçara Marçal, às 20h; e do grupo Bixiga 70, às 22h, do sábado. No domingo, os shows de reggae das bandas Filosofia Reggae, às 8h; Mato Seco, às 12h; Tribo de Jah, às 16h; o jamaicano Al Griffiths, filho do criador da banda The Gladiators, às 16h; e a Planta e Raiz (foto) fecha o palco às 18h.

foto de Karol Conka

Destinado ao pessoal do rolê, o Palco Carlos de Souza Nazaré conta com diversos artistas do funk ostentação e também do rap, com destaques para MC Rodolfinho, às 20h; Flora Matos, às 22h, Rashid, às 5h30; MC Dede, às 8h; Karol Conka (foto), às 10h30; Menor do Chapa, às 13h; e Projota, às 15h30.

foto de MC Gui

Outro destino obrigatório para os amantes do funk é o Palco da 25 de Março, lá vão rolar apresentações de MC Lon, às 21h; Ivo Mozart, às 3h; Pollo, donos do hit "Vagalume", às 4h; MC Nego Blue, às 7h; Forfun, às 9h30; MC Bola, às 12h; Cone Crew Diretoria chamando os moleques às 14h; e MC Gui (foto), às 17h.

Por fim, se você curte rap de compromisso o Palco da Cásper Líbero está com alguns shows insanos, como o do SP Funk, às 19h30; SNJ (Somos Nós a Justiça), às 21h; Sampa Crew, à 1h30; Ndee Naldinho, às 3h; MC Marechal, às 6h30; Ogi, às 9h; Don L, às 9h40; e Rotação 33 do KL Jay com participação de Aori, Livia Cruz, De Leve, Max B.O., Parteum, Kamau e Boca do Lixo lacra o palco às 17h.


Por Leonardo Paladino

Atualizado em 19 Mai 2014.

Mais notícias

Agenda: lives imperdíveis em março de 2021

Shows

Lives de Carnaval: confira a agenda completa dos shows virtuais

Shows

Agenda: lives imperdíveis de fevereiro de 2021

Shows

Shows nacionais em São Paulo em 2021

Shows

Shows internacionais em São Paulo em 2021

Shows

Confira a agenda de lives imperdíveis em dezembro de 2020

Shows