Guia da Semana

O ano de 2016 já está quase no fim, mas quando o assunto são shows na cidade de São Paulo, ainda tem muito para acontecer! Diversos artistas deixaram para fechar o ano com chave de ouro com apresentações nos meses de novembro e dezembro. Bandas internacionais, grupos de rock clássico, duplas sertanejas, festival e música pop encerram o ano com muitos shows para a felicidade de quem ama música.

Quer saber o que rola de mais imperdível até o final deste ano? Então confira um roteiro com 17 shows que vale a pena ir em SP antes que 2016 acabe!

Alceu Valença (18, 19 e 20 de novembro)

O cantor Alceu Valença completa 70 anos em 2016. Em vez de reviver os sucessos e clássicos, o sempre inquieto artista celebra a data com músicas do período mais psicodélico e emblemático de sua carreira: os anos 1970. Para celebrar a fase, ele se apresenta nos dias 18, 19 e 20 de novembro no palco do Sesc Pinheiros. A seleção resulta num repertório de obras que traçaram a ponte entre a música do sertão e as sonoridades do pop e rock setentista, que, nas palavras de Alceu, compõem “um rock que não é rock”. Alguns dos temas desta fase são “Papagaio do Futuro”, “Sol e Chuva”, “O Casamento da Raposa com o Rouxinol”, “Táxi Lunar”, “Anjo de Fogo” e “Espelho Cristalino”, entre outras preciosidades da visionária contracultura nordestina daquela época.

Móveis Coloniais de Acaju (19 de novembro)

O grupo Móveis Coloniais de Acaju fará um show de despedida em São Paulo no dia 19 de novembro, sábado, no palco do Teatro Mars. A banda anunciou recentemente uma pausa na carreira por tempo indeterminado, após 18 anos de banda. O show trará todos os grandes sucessos que marcaram a história do grupo, como “O Tempo”, “Dois Sorrisos” e “Sede de Chuva”. O último trabalho do grupo foi o álbum “De Lá Até Aqui”, lançado em 2013.

Gigantes do Samba (19 de novembro)

Após uma turnê de muito sucesso, os Gigantes do Samba se reúnem novamente no palco do Citibank Hall, em São Paulo, no dia 19 de novembro, e promete um show repleto de sucessos das décadas de 80 e 90. Alexandre Pires e Luiz Carlos contam ainda com a participação especial da jovem sambista Ana Clara, que abre o show e mostra o seu talento no decorrer da apresentação.

New Order (1 de dezembro)

A banda inglesa New Order vem ao Brasil para uma apresentação única em São Paulo. O show acontece no dia 1º de dezembro, no Espaço das Américas. Formado atualmente por Bernard Sumner, Stephen Morris, Gilian Gilbert, Tom Chapman e Phil Cunningham, o grupo vem ao país promover o recente álbum “Music Complete”, lançado em 2015. Fazendo uma combinação de pós-punk com influências de música eletrônica, a última apresentação do grupo no Brasil foi há dois anos, no festival Lollapalooza de 2014.

Lulu Santos (3 de dezembro)

O cantor, compositor, guitarrista e produtor Lulu Santos traz ao Citibank Hall, em São Paulo, no dia 3 de dezembro, Clube£ux, seu novo show repleto de hits para fazer o público cantar e dançar do começo ao fim. Apostando na mistura de elementos eletrônicos em sua sintaxe musical, em Clube£ux Lulu convidou o DJ Sany Pitbull para se juntar à formação. O show conta também com o retorno de Milton Guedes no sax, flauta e vocal, além de Sergio Melo na bateria, Jorge Ailton no baixo, Pedro Augusto nos teclados, Hiroshi Mizutani nos teclados e programações, Silvio Charles no violão e percussão e Andrea Negreiros no backing vocal e percussão.

Rolling Stone Festival (3 de dezembro)

Para celebrar seu aniversário de 10 anos, a revista Rolling Stone Brasil promove o Rolling Stone Festival, show que irá reunir artistas como Titãs, Capital Inicial, Ira!,Camisa de Vênus e Paulo Ricardo em dois palcos montados no Memorial da América Latina. O show acontece no dia 03 de dezembro, sábado.

Black Sabbath (4 de dezembro)

banda britânica de heavy metal Black Sabbath se apresenta no dia 4 de dezembro, no Estádio do Morumbi, em São Paulo. No shows, a banda apresenta a turnê 'The End, que marca a despedida do grupo britânico dos palcos. No repertório, canções como "Fairies Wear Boots", "After Forever", "Into The Void", "Snowblind", "War Pigs", "Hand of Doom", "Iron Man", "Children of the Grave", "Paranoid", entre outras.

Joe Satriani (7 de dezembro)

O guitarrista norte-americano Joe Satriani volta ao Brasil, em dezembro, com a turnê Surfing to Shockwave Tour 2016, que celebra seus 30 anos de carreira. Em São Paulo o show acontece no dia 7 de dezembro no Espaço das Américas. Um dos maiores guitarristas do mundo, Joe Satriani decidiu se dedicar ao instrumento no dia da morte de seu ídolo Jimmi Hendrix. Na juventude deu aulas de guitarra para Steve Vai e Kirk Hammet, do Metallica. Antes de lançar seu primeiro álbum, Not Of This Earth, participou da banda de new wave The Squares.

Simple Plan (7 de dezembro)

A banda Simple Plan vem para o Brasil em dezembro de 2016 para realizar quatro shows pelo país. Em São Paulo, a apresentação acontece no Citibank Hall, no dia 7 de dezembro. O último show da banda no país foi em 2012.

Sum 41 (8 de dezembro)

A banda Sum 41 vem ao Brasil pela primeira vez e se apresenta em São Paulo no dia 08 de dezembro, às 19h45, no palco do Tropical Butantã. O show, que faz parte do HonorSounds Festival, irá promover o álbum “13 Voices”, novo trabalho do grupo. Em sua história, o Sum 41 tem muitos sucessos e vitórias. A música “Blood In My Eyes”, por exemplo, foi o terceiro single e indicado ao Grammy Award para Best Hard Rock/Metal Performance. A banda já lançou os álbuns "All Killer No Filler" (2001), "Does This Look Infected?" (2002), "Chuck" (2004), "Underclass Hero" (2007), "Screaming Bloody Murder" (2011) e o novo “13 Voices” (2016).

Racionais MC's (10 de dezembro)

O grupo Racionais MC's, um dos maiores nomes do rap nacional, faz show no sábado, dia 10 de dezembro, na Áudio Club. A abertura fica por conta do rapper Rael. A set list do show irá mesclar os grandes sucessos, como Negro Drama, Da Ponte pra cá e Vida Loka, além das novas músicas do último CD do grupo, Cores e Valores.

Garbage (10 de dezembro)

No dia 10 de dezembro, sábado, o Tropical Butantã, em São Paulo, recebe o show da banda Garbage, que volta ao Brasil após quatro longos anos de espera pelos fãs brasileiros. Dono dos inconfundíveis hits “Only Happy When It Rains”, “Stupid Girl”, “I Think I'm Paranoid”, “Push It”, “Special”, “Queer”, “When I Grow Up”, “Androgyny”, “Why Do You Love Me”, “Milk”, “Blood For Poppies”, “#1 Crush”, “Cherry Lips”, entre outros clássicos, o Garbage está realizando extensa turnê mundial para promover o já aclamado novo álbum “Strange Little Birds”, tocando nas principais e mais importantes casas e grandes festivais da Europa e EUA.

Z Festival (10 de dezembro)

O Z Festival, festival de música pop, acontece no dia 10 de dezembro no Allianz Parque, das 15h às 23h. O evento traz em seu line-up o rapper Projota, Tiago Iorc, Larissa Manoela, Manu Gavassi, Anitta, e, como atração principal, a cantora norte-americana Demi Lovato. Os ingressos custam de R$ 148,51 a R$ 1.534,53 e podem ser adquiridos pelo site Ticketbis.

Chris Cornell (11 de dezembro)

No dia 11 de dezembro, domingo, o cantor Chris Cornell se apresenta no palco do Citibank Hall, em São Paulo. Ganhador de diversos Prêmio Grammy, o cantor e compositor indicado ao Globo de Ouro Chris Cornell, do Soundgarden, Audioslave e Temple Of The Dog, anuncia hoje que sua “Turnê Mundial Higher Truth”, aclamada pela crítica, chega à América do Su

Scott Stapp (14 de dezembro)

O vocalista da banda Creed, Scott Stapp vem para o Brasil em show solo para única apresentação em São Paulo, dia 14 de dezembro, no Tropical Butantã. O vocalista trará no repertório grandes sucessos do Creed, como "My Sacrifice", "With Arms Wide Open" - vencedora do Grammy na categoria melhor canção de rock - "Higher" e "One", além de músicas de seu trabalho solo, o álbum “The Great Divide” (2005), que recebeu disco de platina, e também “Between Lust and Love”.

Papa Roach (15 de dezembro)

A banda Papa Roach vem para São Paulo em 2016 para show no Tropical Butantã no dia 15 de dezembro. Os fãs brasileiros aguardam a volta do Papa Roach desde o cancelamento da turnê em 2013. A banda tocou por aqui apenas em 2001, no Rock in Rio 3.

Jorge & Mateus (16, 17 e 18 de dezembro)

Uma das maiores duplas de música sertaneja, Jorge & Mateus voltam ao palco do Citibank Hall, em São Paulo, para mais uma maratona que promete muito agito. Com quatro apresentações, marcadas para os dias 16 de dezembro, às 23h; 17 de dezembro, às 17h e 23h; e 18 de dezembro, às 21h, os shows fazem parte de turnê que contempla diversos hits de seus 11 anos de carreira.

Por Marina Marques

Atualizado em 18 Nov 2016.