Guia da Semana

Por Gabriela Agustini


A relação de Wilson Simoninha com Jorge Ben Jor é antiga. Filho de Wilson Simonal, uma das grandes vozes dos anos 60 e amigo de Ben Jor, o músico costuma dizer que ouvia as canções do mestre antes mesmo de começar a falar. A influência foi tanta que pelos meados dos anos 80, Simoninha começou a tocar na própria Banda do Zé Pretinho, que acompanha Jorge Ben há anos. Agora, com sua carreira solo firmada, ele relembra os velhos tempos e homenageia o amigo alquimista no disco MTV Apresenta, que a gravadora Trama acaba de lançar. (Veja o clipe de Agora Ninguém Chora Mais, extraído do DVD)

O DVD traz nada menos que 21 composições de Jorge Ben Jor, algumas agrupadas em pout-pourris de diversas fases da longeva carreira do homenageado, iniciada em 1963. Do show que originou o DVD MTV apresenta - Simoninha canta Jorge Ben Jor participam Rappin´ Hood, Tony Garrido, Paula Lima, Marco Matolli, do Clube do Balanço e Max de Castro, irmão do solista. O DVD traz ainda uma entrevista com Simoninha, na qual o músico conta um pouco de sua carreira e como foi feito o show, gravado no Bourbon Street, em São Paulo.

O repertório, segundo Simoninha, foi escolhido em comum acordo com Ben Jor. "A primeira providência que tomei, foi falar com o Jorge para saber o que ele achava da idéia. Além de ter ficado muito feliz com a homenagem, ele me deu algumas dicas de músicas que eu deveria incluir, como as feitas por ele especialmente para meu pai", conta por telefone o músico em entrevista exclusiva.

Buscando divulgar um Jorge Ben que nem todos conhecem, Simoninha opta por um repertório menos tradicional, deixando de lado hits consagrados como Fio Maravilha e Mais Que Nada para cantar Colecionador de amigos, Cuidado com o bulldog, Quem mandou e Cowboy Jorge. "A idéia era fugir das músicas do Jorge que tocam todos os dias nos bares e mostrar um outro lado importante da sua obra. Só inclui no show algumas músicas mais conhecidas como Zazueria e País Tropical, porque tinha um sentido, já que foram sugeridas por Jorge por terem sido feitas para o meu pai", explica. Confira os melhores trechos da entrevista!

Atualizado em 6 Set 2011.