Guia da Semana
Shows
Por Redação Guia da Semana

Slayer

Fique por dentro da história da maior banda de trash metal da Califórnia.




Uma das maiores bandas de trash metal do mundo, o Slayer, foi formado em 1981, Huntington Park (Califórnia), pelos guitarristas Kerry King e Jeff Hanneman que logo recrutaram o baterista Dave Lombardo e o baixista e vocalista Tom Araya. No início, eles tocavam covers de Iron Maiden e Judas Priest. Em meados de 1982, o jornalista musical Brian Sigel viu um show do grupo e ficou impressionado, convidando-o a participar da coletânea Metal Massacre III, de sua recém-gravadora Metal Blade Records. Os rapazes toparam o desafio e compuseram a faixa Aggressive Perfector, em troca Brian ofereceu um contrato de gravação. Porém, ainda sem verba para produzir todo o material, o Slayer foi obrigado a bancar do próprio bolso a elaboração do primeiro LP.

 

Lançado em dezembro de 1983, o disco Show no Mercy agradou o público da cena alternativa local. No ano seguinte, eles saíram em turnê nacional, locomovendo-se pelos Estados Unidos à bordo do carro do vocalista Ayara, um modelo Camaro, que também rebocava um trailer U-Haul, levando os equipamentos da trupe. O sucesso da excursão pelo país alavancou as vendas do disco, que trouxe como temas canções relacionadas ao satanismo. Ainda no mesmo ano, chegou às lojas o EP Haunting the Chapel, que contou com o hit ao vivo Chemical Warfare - deixando claro suas influências de trash metal. Em 1985, saiu o álbum Hell Awaits, que marcou a volta de King a banda, após uma breve e conturbada passagem pelo Megadeth.

 

O álbum seguinte, Reign in Blood (1986), foi produzido pelo renomado Rick Rubin e sua gravadora, a Def Jam Records. Diferentemente dos anteriores, esse LP contou com um grande orçamento, além de introduzir uma nova sonoridade, com canções mais curtas. Mas, a distribuidora do selo de Rubin, a Columbia Records recusou-se a distribuir o disco pelo conteúdo da música Angel of Death, que continha detalhes sobre os campos de concentração do Holocausto e as experiências humanas conduzidas pelo médico nazista Josef Mengele. Por fim, a Geffen Records aceitou distribuir o LP. Durante o final do mesmo ano e meados de 1987, excursionaram com a turnê Reign in Pain, ao lado de Overkill e Malice, pela Europa. Nessa época, emplacaram o single In-A-Gadda-Da-Vida (regravação de Iron Butterfly), na trilha sonora do filme Less Than Zero, por insistência de Rubin. A partir daí, a banda conquistou um público ainda maior. Nos anos posteriores, lançaram mais álbuns enfrentaram abandonos de alguns integrantes, como a saída do baterista Dave Lombardo, em 1990.

 

No final dos anos 90, participaram de diversos festivais, entre eles o Ozzfest e Monsters of Rock. Além de emplacarem discos em melhores posições da parada da Billboard 200. Em 2001, em parceria com a banda de hardcore punk Atari Teenage Riot, compuseram a faixa No Remorse (I Wanna Die) para o longa-metragem Spawn. No mesmo ano, chegou ao mercado fonográfico o CD God Hates Us All. Após um hiato de cinco anos, gravaram o álbum Christ Illusion, marcando a volta definitiva de Dave Lombardo às baquetas. Em 2007 e 2008, os californianos ganharam dois prêmios Grammy, como melhor performance de metal, com as músicas Eyes of the Insane e Final Six, respectivamente. Em 2009, veio o disco World Painted Blood. Atualmente, o Slayer está em turnê e com sua formação original, mostrando toda força do trash metal.


Foto: Divulgação / Mark Seliger - Myspace oficial
Site oficial: http://www.slayer.net/us/home

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Sandy e Junior no Brasil em 2019

Shows

Sandy e Junior: 21 músicas que queremos ouvir na turnê "Nossa História"

Shows

Sandy e Junior confirmam turnê comemorativa de 30 anos; primeiro show é em Recife, dia 12 de julho

Shows

10 atrações brasileiras que você não vai querer perder no Lollapalooza 2019

Shows

7 atrações do Lollapalooza 2019 que vêm ao Brasil pela primeira vez

Shows

9 shows imperdíveis em São Paulo em março de 2019

Shows