Guia da Semana




Uma das maiores bandas de trash metal do mundo, o Slayer, foi formado em 1981, Huntington Park (Califórnia), pelos guitarristas Kerry King e Jeff Hanneman que logo recrutaram o baterista Dave Lombardo e o baixista e vocalista Tom Araya. No início, eles tocavam covers de Iron Maiden e Judas Priest. Em meados de 1982, o jornalista musical Brian Sigel viu um show do grupo e ficou impressionado, convidando-o a participar da coletânea Metal Massacre III, de sua recém-gravadora Metal Blade Records. Os rapazes toparam o desafio e compuseram a faixa Aggressive Perfector, em troca Brian ofereceu um contrato de gravação. Porém, ainda sem verba para produzir todo o material, o Slayer foi obrigado a bancar do próprio bolso a elaboração do primeiro LP.

Lançado em dezembro de 1983, o disco Show no Mercy agradou o público da cena alternativa local. No ano seguinte, eles saíram em turnê nacional, locomovendo-se pelos Estados Unidos à bordo do carro do vocalista Ayara, um modelo Camaro, que também rebocava um trailer U-Haul, levando os equipamentos da trupe. O sucesso da excursão pelo país alavancou as vendas do disco, que trouxe como temas canções relacionadas ao satanismo. Ainda no mesmo ano, chegou às lojas o EP Haunting the Chapel, que contou com o hit ao vivo Chemical Warfare - deixando claro suas influências de trash metal. Em 1985, saiu o álbum Hell Awaits, que marcou a volta de King a banda, após uma breve e conturbada passagem pelo Megadeth.

O álbum seguinte, Reign in Blood (1986), foi produzido pelo renomado Rick Rubin e sua gravadora, a Def Jam Records. Diferentemente dos anteriores, esse LP contou com um grande orçamento, além de introduzir uma nova sonoridade, com canções mais curtas. Mas, a distribuidora do selo de Rubin, a Columbia Records recusou-se a distribuir o disco pelo conteúdo da música Angel of Death, que continha detalhes sobre os campos de concentração do Holocausto e as experiências humanas conduzidas pelo médico nazista Josef Mengele. Por fim, a Geffen Records aceitou distribuir o LP. Durante o final do mesmo ano e meados de 1987, excursionaram com a turnê Reign in Pain, ao lado de Overkill e Malice, pela Europa. Nessa época, emplacaram o single In-A-Gadda-Da-Vida (regravação de Iron Butterfly), na trilha sonora do filme Less Than Zero, por insistência de Rubin. A partir daí, a banda conquistou um público ainda maior. Nos anos posteriores, lançaram mais álbuns enfrentaram abandonos de alguns integrantes, como a saída do baterista Dave Lombardo, em 1990.

No final dos anos 90, participaram de diversos festivais, entre eles o Ozzfest e Monsters of Rock. Além de emplacarem discos em melhores posições da parada da Billboard 200. Em 2001, em parceria com a banda de hardcore punk Atari Teenage Riot, compuseram a faixa No Remorse (I Wanna Die) para o longa-metragem Spawn. No mesmo ano, chegou ao mercado fonográfico o CD God Hates Us All. Após um hiato de cinco anos, gravaram o álbum Christ Illusion, marcando a volta definitiva de Dave Lombardo às baquetas. Em 2007 e 2008, os californianos ganharam dois prêmios Grammy, como melhor performance de metal, com as músicas Eyes of the Insane e Final Six, respectivamente. Em 2009, veio o disco World Painted Blood. Atualmente, o Slayer está em turnê e com sua formação original, mostrando toda força do trash metal.


Foto: Divulgação / Mark Seliger - Myspace oficial
Site oficial: http://www.slayer.net/us/home

Atualizado em 6 Set 2011.