Guia da Semana

Por Humberto Baraldi


Divulgação

A música punk é um dos elementos que mais representa o movimento. Conhecida como punk rock, a tal melodia caracteriza-se pelo uso de poucos acordes, em geral power-chords, solos breves e simples, hits de curta duração e letras sarcásticas, que podem ser politizadas ou não.

Estes aspectos não devem ser tomados como uma definição geral de punk-rock, pois bandas do gênero apresentam estilos muitas vezes antagônicos a estes, como por exemplo as músicas longas e complexas do Television, o experimentalismo cacofônico do Crass, a tendência de sociabilização das bandas de hardcore moderno e o discurso sério de algumas bandas polítizadas. O som punk, desde suas origem até hoje, passou por diversas mudanças e sub-divisões, englobando apectos que vão do pop-rock irônico e politicamente indiferente ao ruidoso discurso político panfletário.



Em 1974, nos Estados Unidos, quatro jovens de Nova Iorque, resolveram montar uma banda para devolver ao rock o espírito de rebeldia perdido no final da década de 60. Foi assim que surgiu o Ramones (foto acima), considerado o grupo pai do punk.

Após 22 anos de sucesso, em 1995, eles lançaram o último álbum de estúdio, Adios Amigos!, que visivelmente ganhou esse nome para se despedir dos fãs, já que a banda estava terminando suas atividades.



Outro ícone do punk foi o Sex Pistols (foto acima). Composta por Johnny Rotten (John Lydon) no vocal, Steve Jones na guitarra, Glen Matlock no baixo, Paul Cook na bateria e Sid Vicious no baixo, a banda inglesa teve seu auge em 1977 com o sucesso do punk rock na Inglaterra.

Toy Dolls, Adicts, Buzzcocks, Sham 69, Anti-Flag, Boucing Souls, entre outras, são algumas das bandas que ainda cultuam o punk rock. Já aqui no Brasil, Os Replicantes, Cólera e Ratos de Porão são alguns dos destaques nacionais.

(*) Matéria principal

Atualizado em 6 Set 2011.