Guia da Semana

Por Humberto Baraldi




No RG, dois grandes nomes da música popular brasileira. Ao bater o olho no espaço destinado a filiação surgem os dizeres: César Camargo Mariano e Elis Regina. " Eu não me incomodo com isso. Eu carrego essa herança. Sou filho deles e adoro esta posição. Acredito que quem se incomoda é a própria mídia. Na maioria dos textos que escrevem sobre mim, eles citam, pelo menos, umas quatro vezes o nome de minha mãe ou do meu pai. Esquecem da minha própria capacidade", revela o dono do documento, o cantor Pedro Mariano. Sem grilos e em respeito ao comentário do músico, este texto vai evitar um pouco essas tais citações.

Seja por influência familiar ou não, no palco Pedro esbanja muita competência musical e nas vésperas de seu show em comemoração aos dez anos de carreira, o artista revela ao Guia da Semana que a rotulação das canções em um só estilo pode ser prejudicial ao músico, se diz um irmão que não gosta de mandar recados, e ainda, está com planos de realizar uma turnê internacional. Confira o bate-papo.



Guia: Para você, como é estar dez anos na estrada? Qual seria o balanço desta caminhada?
Pedro Mariano: Apenas por ter a oportunidade de comemorar os dez anos, para mim já é muito gratificante. O balanço que posso fazer é que é muito prazeroso ter um público tão fiel me ouvindo, pessoas que estão sempre ao meu lado. Este fato me dá mais confiança para cantar.

Guia: Conte mais sobre a sua nova turnê.
Pedro Mariano: Nestes shows, divulgo o novo CD e DVD Pedro Mariano Ao Vivo. No trabalho apresento os grandes sucessos da minha carreira, além de canções inéditas e músicas de minha mãe. Faço também uma homenagem a ela, no momento em que completaria 60 anos.

Guia: Como você define a sonoridade do seu trabalho? Podemos dizer que seria uma mescla de soul, funk e jazz?
Pedro Mariano: Não gosto de rotular as músicas que canto, isto pode ser prejudicial ao artista. Eu gosto de ter liberdade, curto cantar e pronto. Interpreto músicas brasileiras. Alguns acham que eu apresento samba-rock ou funk, mas não defino um estilo, pelo menos não pretendo.

Continua...

Atualizado em 1 Dez 2011.