Guia da Semana



Contemporâneos do Helloween, no quesito power metal, a banda finlandesa Stratovarius iniciou suas atividades em 1984, na cidade de Helsinque. Formada pelos amigos Tuomo Lassila, baterista e vocalista; John Vihervã, baixista e Staffan Strahlman, guitarrista. A explicação dos rapazes para o nome do grupo foi a junção da famosa guitarra Stratocaster (da Fender) com a renomada marca de violinos Stradivarius. No ano seguinte, Vihervã deixou o grupo, dando lugar a Jyrki Lentonen. Ainda em 1985, saiu o guitarrista Staffan e em seu lugar entrou Timo Tolkki - que acumulou a função do vocalista, já que Lassila não conseguia unir voz e bateria.

Em 1988, juntou-se aos integrantes o tecladista Antti Ikonen e com essa formação eles gravaram o primeiro single, que trouxe as músicas Future Shock e Witch Hunt. O primeiro álbum, Fright Night, foi lançado em 1989. De 1990 a 1992, a gravadora que os contratou não teve interesse em gravar material novo, fazendo com que a banda bancasse o próximo disco, Stratovarius II, em 1992. Fora isso, eles mandaram fitas demo para gravadoras do mundo inteiro, até que o selo Shark Records se interessou pela canção Hands of Time e resolveram gravar o CD novamente, renomeado para Twilight Time. O trabalho chegou às lojas do Japão e da Europa, no mesmo ano. O terceiro álbum, Dreamspace veio em 1994. Ainda no mesmo ano, Timo Tolkki resolveu que não seria mais o vocalista do conjunto, colocando em seu lugar Timo Kotipelto.

Com a nova formação, foi lançado o álbum Fourth Dimension, divulgando esse trabalho pela Alemanha, Suíça, Países Baixos, Finlândia, Grécia e Japão. Após a turnê, Lassila e Antii Ikonen abandonaram o grupo, sendo assumidos pelo alemão Jörg Michael na guitarra e Jens Johansson nos teclados. No disco Episode, de 1996, eles contaram com uma orquestra de 20 instrumentos e 40 cantores. Em 1997, com a gravação do CD Visions, a banda saiu em turnê pela Europa, que resultou no disco duplo Visions of Europe, que contou com as melhores músicas dessa excursão. No ano seguinte, a banda entrou em estúdio para a gravação do álbum Destiny.

Entre 2000 e 2003, o grupo lançou os discos Infinite (2000, com destaque para a faixa e videoclipe de Hunting High And Low), Intermission (2001, com covers das bandas Judas Priest e Raimbow), Elements, Pt 1 e Elements, Pt 2 (2003, que trouxe o single Eagleheart). Durante os anos de 2004 e 2005, o Stratovarius passou por uma crise após o guitarrista e líder do grupo Timo Tolkki ser diagnosticado com problemas mentais, que resultou em diversas confusões no cotidiano dos finlandeses - além de Tolkki chegar a despedir o vocalista Kotipelto e contratar uma mulher para o seu lugar. No final de 2005, já recuperado, Tolkki pediu desculpas em um comunicado oficial e convocou novamente Kotipelto para os vocais da banda. Mas, após esses tumultos, o baixista Jari Kainulainen deixou o grupo por motivos pessoais - em seu posto entrou Lauri Porra.

No dia 2 de abril de 2008, Tolkki anunciou o fim da banda por motivos de falta de relacionamento entre os membros e por achar que o vocalista Kotipelto interagia mais com seu projeto paralelo, o grupo Revolution Renaissence - com quem lançou um álbum em junho do mesmo ano. Em meados de 2009, os ex-integrantes do Stratovarius decidiram voltar sem o guitarrista e principal compositor Timo Tolkki, em seu lugar entrou o jovem de 25 anos Matias Kupiainen. O primeiro álbum com a nova formação, Polaris, foi lançado em maio de 2009. Em janeiro de 2011, os finlandeses confirmaram apresentações no Brasil, ao lado dos amigos do Helloween, em maio do mesmo, marcando o lançamento do CD Elysium.

Foto: Divulgação / My Space Oficial

Site oficial: http://www.stratovarius.com/

Atualizado em 6 Set 2011.