Guia da Semana

Glendale, cidade situada no coração da Califórnia, Estados Unidos, representa o ponto de partida para a trajetória da banda System of a Down, também conhecida apenas pela abreviação SOAD. Atualmente, a formação é composta por Daron Malakian (guitarra e vocais), Serj Tankian (vocais, teclados e guitarra), Shavo Odadjian (baixo) e John Dolmayan (bateria e percussão).

Fundado em 1992, o conjunto de origem armênia seguia a estrutura encontrada em uma típica banda de garagem. Após abandonar sua antiga formação e nome de batismo - chamados de Soil, à época - o grupo passou a produzir fitas demo para divulgação do trabalho. O contrato firmado com o produtor Rick Rubin, abriu caminho para o lançamento do disco de estreia, em 1998, que levou o nome da banda. Sugar e Spiders foram os primeiros singles desse trabalho.

Estreante em turnês pelo território norte-americano, o SOAD levou como prêmio pelo sucesso conquistado com o álbum recém-divulgado a oportunidade de abrir shows de Slayer e Sepultura. As experiências adquiridas durante a série de apresentações resultaram no lançamento do segundo CD, apontado por muitos como o melhor de todos os tempos: Toxicity, de 2001. O topo da Billboard com a polêmica letra de Chop Suey! rendeu ao conjunto uma indicação ao Grammy que, por sua vez, colaborou para a venda de sete milhões de cópias.

O disco sucessor, Steal This Album, de 2002, foi o último antes das longas férias que vieram a seguir. A banda retomou a carreira apenas em 2005 com o CD duplo Mezmerize e Hypnotize, lançados individualmente em datas diferentes. Com a faixa B.Y.O.B., a banda finalmente ganhou seu primeiro Grammy.

Entre os anos de 2006 e 2010, os valores individuais se sobrepuseram aos coletivos. Anunciada a maior pausa na trajetória do SOAD até o momento, os antigos líderes Serj e Daron passaram a divulgar trabalhos solos. O retorno aconteceu em novembro de 2010, com a confirmação de uma nova turnê mundial, além de participações em festivais. No início de 2011, o System of a Down fechou contrato para se apresentar no Brasil, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, no mês de outubro.

Por Adriano Bertin

Atualizado em 1 Dez 2011.