Guia da Semana

Por Cíntia Borsato


Depois de trinta e dois anos após seu último show, a banda The Doors ressurge com novos integrantes. Rebatizado de The Doors of the 21st Century, a nova versão do conjunto, conta apenas o tecladista Ray Manzarek e o guitarrista Robby Krieger de sua formação clássica, fato que tem causado muita polêmica. O vocalista Ian Astbury (The Cult), o baixista Angelo Barbera e o baterista Ty Dennis completam a formação.

A banda, que foi liderada por Jim Morrison até a sua morte em 1971, surgiu nos bastidores da Universidade da Califórnia e estourou sucessos na década de 60. Em turnê desde o ano passado, a nova formação desembarca na América Latina antes de visitar o Brasil. Eles passam pelo México (24/10), Chile (26/10) e Argentina (27/10); depois vêm ao país para duas apresentações, uma no Rio de Janeiro (30/10) e outra em São Paulo (29/10).

O baterista original do grupo, John Densmore, além de não participar da versão reformada também critica a atitude do tecladista e do guitarrista. Num artigo veiculado pela revista Rolling Stone, Densmore caracterizou a atitude de Manzarek e Krieger como "insensatez inaceitável" - logo após de uma pequena turnê em tributo a Jim Morrison em 2001, na época com grande rotatividade de vocalistas ocupando o lugar que um dia foi de Morrison. Os pais do lendário vocalista também desaprovam a atitude e até entraram com uma ação na Justiça contra a banda, acusando Manzarek e Krieger de estarem se apropriando do nome do grupo.

Discussões a parte, o fato é que a turnê do The Doors of the 21st Century já somou quarenta shows nos Estados Unidos, Japão e Europa. E o grupo interpreta sucessos que marcaram a memória de muitos fãs, como Light My Fire, Love Me Two Times, L.A. Woman, Break On Through, Touch Me, The End e An American Prayer. Programe-se para assistir a única apresentação na capital paulista, os ingressos estão à venda e variam de R$80,00 a R$250,00.

Discografia:

The Doors - 1967
Strande Days - 1967
Waiting For The Sun - 1968
The Soft Parade - 1969
Morrison Holtel - 1970
L.A Woman - 1971
An American Prayer - 1978
Best Of The Doors - 1985
In Concert - 1991
The Complete Studio Recordings - 1999

Saiba Mais no Site Oficial da Banda

Atualizado em 6 Set 2011.