Guia da Semana

Entre os dias 9 a 25 de maio, São Paulo vai receber a 18ª edição do Cultura Inglesa Festival. Serão 15 dias de invasão britânica com uma programação que engloba música, gastronomia, cinema, teatro, dança e exposições. O intuito é de divulgar a cultura britânica no Brasil, com muita arte e entretenimento. E o melhor? É tudo de graça!

+ Conheça o canal de Cultura do Portal ObaOba
+ Confira os shows imperdíveis desta semana em SP
+ Sem ideia para o rolê? Se liga no canal Vale a Pena!

Para você não ficar perdido no meio de tanta atração bacana, o ObaOba te conta tudo sobre o festival, além, é claro, dos destaques que você não pode perder. Se liga!

GASTRONOMIA

CULTURA INGLESA À MESA @ ESTAÇÃO REPÚBLICA

Para mergulhar no universo da gastronomia britânica, o festival preparou a exposição Cultura Inglesa à Mesa, que vai rolar na estação República do metrô. Com quatro ambientes multimídia instalados na estação, você vai viajar pela culinária inglesa, desde os pratos do cotidiano até a alta gastronomia, passando pelas comidinhas de rua.


O chef britânico Andy Bates participará da Feirinha Gastronômica

FEIRA GASTRONÔMICA ESPECIAL @ BENEDITO CALIXTO

A tradicional feirinha da Benedito Calixto vai ganhar edição especial para o Cultura Inglesa, trazendo iguarias da gastronomia britânica para a gente experimentar. O chef inglês Andy Bates, do restaurante Eat My Pies marcará presença.

MÚSICA

CULTURA INGLESA FESTIVAL @ MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA

O evento principal do festival vai rolar no dia 25, no Memorial da América Latina, a partir das 12h; o headline fica por conta dos escoceses The Jesus and Mary Chain. Pela primeira vez no Brasil, Los Campesinos! completa as atrações internacionais.


Direto de Gales, Los Campesinos! se apresentam no festival

Vai rolar ainda show da paulistana Monique Maion, com covers da Amy Winehouse, e das bandas Voliere, formada por alunos da Cultura Inglesa e Staff Only, liderada pelo staff da instituição.

CINEMA

Road Movies será o tema central da programação cinematográfica do festival. Com filmes e curtas nacionais e estrangeiros, vai rolar também um bate papo com o diretor britânico John Roberts e os brasileiros Cacá Diegues e Marcelo Galvão.


O fofo "Colegas" é um dos filmes que poderá ser conferido

TEATRO & DANÇA

A programação de teatro vem caprichada, com peças como "Chalk Farm, "Bane 2", “Preto no Branco” e “Love & Money”.


Chalk Farm aborda as opiniões de mãe e filho sobre as manifestações de Londres

A dança contemporânea vai ser representada pelo espetáculo “Movimentos para um Homem Só", inspirado na obra “The Musical”, de Bansky em parceria com osgêmeos. Outra atração é o espetáculo "Zoopraxiscópio”, d'A Incunábula Cia de Dança.

ARTES VISUAIS

A arte vem representada em três exposições. “Umbrella”, que apresenta esculturas que remetam à presença e ao utilitarismo do guarda-chuva na sociedade contemporânea, “Estações”, com intervenções de pintura em filmagens de diferentes cenas paulistanas e a “Expedição Botânica entre Avenidas Paulistanas”, um registro com aquarelas da paisagem e flora exótica dos trópicos.

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 22 Abr 2014.