Guia da Semana

Para os fãs da Elvis Week, o Rei está mais vivo do que nunca


Para muitos fãs, a morte de seu ídolo não decreta o fim da paixão pela sua arte, muito pelo contrário, estimula um culto à memória de sua obra que pode ser materializado em eventos gigantescos, capazes de mobilizar uma cidade inteira. Confira alguns dos eventos mais importantes realizados dentro e fora do Brasil:

Elvis Week Brasil

Desde 2006, a versão tupiniquim da International Elvis Week acontece em São Paulo, para onde parte uma revoada de fãs do rei. Assim como no evento original, acendem-se velas ao falecido e entoam-se seus maiores hinos, enquanto brindes e relíquias são trocados, vendidos e expostos. É a oportunidade ideal para quem não pode bancar uma viagem a Memphis, mas também não quer deixar de cultuar aquele que ajudou a parir o verdadeiro balanço do rock ´n´ roll.

Beatle Week

Todo ano, Liverpool, na Inglaterra, acolhe milhares de seguidores dos Fab Four em uma festança que já se tornou tradicionalíssima. Encabeçada pelo lendário Cavern Club, local onde Paul, George, John e Riingo se apresentavam no início da carreia, a comemoração atrai bandas covers de todo o planeta, inclusive do Brasil. Além de apresentações, a cidade recebe exposições de itens raros do conjunto, convenções e outras atrações ligadas à mais famosa banda de rock do planeta. A procura pela Beatle Week é tão intensa, que os hotéis da cidade costumam ficar lotados nos dias do evento, reflexo de uma idolatria que não enxerga idade, nem fronteiras.

Queen´s Day

Surgido em 2002, o Queen´s Day presta homenagens a uma das bandas mais importantes da última década, o Queen, e seu falecido líder, Freddie Mercury. Clássicos da carreira solo de Mercury e da banda britânica são interpretados por diversos artistas de diferentes cantos do país. Com um tema diferente a cada ano, a celebração conta com gincanas, sorteios de brindes, pocket shows e projeções de vídeos.

Túmulo de Morrison: seu aniversário é uma verdadeira festa


Père Lachaise - Túmulo de Jim Morrison

Nem debaixo de sete palmos o ex-vocalista do The Doors, Jim Morrison, deixa de perturbar a ordem pública. Enterrado no célebre cemitério Père Lachaise, em Paris - onde repousam ícones como Marcel Proust, Frédéric Chopin e Oscar Wilde -, o líder da banda sessentista atrai para seu túmulo milhões - sim milhões! - de fãs por ano. Na semana em que completaria anos, o local era transformado em uma verdadeira esbórnia: sexo, drogas e rock ´n´ roll eram praticados despudoradamente nas cercanias de onde jaz o jovem rebelde. Hoje, a tolerância com a libertinagem diminuiu, e o túmulo de Morrison é observado permanentemente.

International Elvis Week

A mensão Graceland
Memphis é palco de uma semana inteira de culto a Elvis Presley, aquele que para muitos não morreu, apenas deu um tempo. Gordo e decadente ou jovem e bonitão, Elvis é encarnado por milhares de sósias que se reúnem em frente à Graceland - imponente mansão onde viveu o ícone do rock - para organizar vigílias em sua homenagem. Seguem-se, então, uma sucessão interminável de apresentações, debates, palestras, feiras e convenções, onde o assunto é o onipresente Elvis Presley e seu mítico legado.

Serviços:

Beatle Week
Data: 22 a 28 de agosto
www.cavern-liverpool.com.uk

International Elvis Week
Data: 11 a 19 de agosto
www.memphistravel.com

Queen´s Day - São Paulo
Data: previsto para o segundo semestre de 2007
www.queensday.com.br

Elvis Week Brasil
www.elvisback.com
Data: previsto para o segundo semestre de 2007

Fotos: elvisback.com/ pere-lachaise.com / youtube.com

Atualizado em 6 Set 2011.